Albufeira investe 1,5 milhões no reforço do abastecimento de água

  • 22 fevereiro 2021, segunda-feira
  • Água

A Câmara de Albufeira iniciou as obras de ampliação do reservatório de água da Mosqueira para aumentar a capacidade de abastecimento à zona central da cidade, num investimento total de 1,5 milhões de euros.

Em comunicado, a Câmara justifica a intervenção com o facto de o depósito existente no local ter mais de 20 anos, existindo a necessidade de aumentar a capacidade de reserva de água tendo em conta que o equipamento abastece cerca de um terço dos 41 mil habitantes de um dos principais concelhos turísticos do Algarve, cuja população aumenta significativamente no verão.

O presidente do município, José Carlos Rolo, citado no documento, indica que o novo equipamento irá aumentar a capacidade de abastecimento de água numa vasta área urbana do concelho, que abrange toda a zona central de Albufeira, desde Montechoro, passando pela Corcovada, Avenida Sá Carneiro norte, Correeira, Areias de S. João e Vale Pedras.

“A obra implica um enorme esforço por parte da autarquia em termos de investimento, refletido na necessidade de sobredimensionar as infraestruturas para que tudo decorra sem grandes sobressaltos em termos de abastecimento público de água”, justificou o autarca.

A empreitada contempla a construção de duas células semienterradas, com capacidade total de seis mil metros cúbicos, a interligação ao sistema de abastecimento existente e, também, arranjos no espaço exterior, com um prazo de execução de seis meses, especificou a autarquia.

A rede de abastecimento público de água do município de Albufeira é constituída por um conjunto de 20 reservatórios de água, sendo que quatro deles são pontos de entrega da empresa Águas do Algarve, nomeadamente os reservatórios de Bemparece, Mosqueira, Cerro do Ouro e Pinhal, sendo a zona do Malhão a única que continua a ser abastecida por água subterrânea.

Dados avançados pela autarquia referem que em 2020 foram fornecidos dez milhões de metros cúbicos de água através dos 770 quilómetros de condutas existentes no concelho, menos cerca de dois milhões do que em 2019, uma redução do consumo atribuída à pandemia de Covid-19.

Em 2019, a Entidade Reguladora de Água e Resíduos atribuiu a Albufeira o “Selo de Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, o que, segundo a autarquia, “comprova que foram cumpridos todos os critérios previstos pela entidade reguladora”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.