Águas do Norte implementa sistema de telegestão em Amarante

  • 27 maio 2024, segunda-feira
  • Água

Fotografia: Águas do Norte

A Águas do Norte investiu na modernização e eficiência da gestão das águas residuais dos subsistemas de saneamento de águas residuais do rio Ovelha e de Vila Meã, no município de Amarante.

A empresa implementou um sistema de telegestão nos subsistemas mencionados, integrando duas Estações de Tratamento de Águas Residuais e nove Estações Elevatórias.

“A adoção deste sistema de telegestão representa um passo crucial no aperfeiçoamento da monitorização e controlo das variáveis operacionais em toda a rede de águas residuais em alta, possibilitando uma gestão mais ágil e eficiente”, referiu a Águas do Norte em comunicado enviado à redação.

Para a empresa, a capacidade de supervisão remota, e em tempo real, oferecida por este sistema, permite uma resposta imediata a eventos e falhas, maximizando a eficiência operacional e minimizando custos.

Segundo a Águas do Norte, o sistema de telegestão não apenas assegura a qualidade do serviço oferecido aos clientes da empresa, como também contribui para a sustentabilidade ambiental ao otimizar o uso dos recursos hídricos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.