Águas do Centro Litoral investe 2ME em ETAR de Leiria

  • 26 maio 2022, quinta-feira
  • Água

A empresa Águas do Centro Litoral (AdCL) vai investir dois milhões de euros na requalificação e novos equipamentos da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Coimbrão, concelho de Leiria.

A empreitada visa dotar a “infraestrutura com sistemas robustos e adequados à agressividade do meio ambiente, quer do próprio processo de tratamento, quer da envolvente externa de proximidade marítima”, refere uma nota de imprensa da AdCL.

A obra de remodelação da entrada e parque de lamas da ETAR, consignada à empresa Oliveiras, tem prevista ainda o aumento da capacidade de armazenamento e encaminhamento de lamas.

Segundo a AdCL, com o tempo de utilização, as intempéries a que a infraestrutura está sujeita e, considerando as características do efluente que chega à ETAR diariamente, o desgaste é “intenso”, pelo que as “melhorias significativas” previstas “vão-se traduzir numa maior resiliência de processos, maior capacidade de armazenamento do parque de lamas e um melhor encaminhamento das mesmas”.

Na ETAR do Coimbrão é produzida mais de uma tonelada de lamas por ano, levando à produção de 2,5 megawatts por ano de energia, informou a AdCL.

Segundo a nota de imprensa, “a solução prevista assenta em materiais quimicamente resistentes e inertes à ação corrosiva do meio”.

“A proposta de intervenção a nível arquitetónico passa principalmente pela colocação de novo revestimento das fachadas e coberturas das infraestruturas do parque de lamas e da obra de entrada, suportado por estrutura metálica também nova”, acrescentou.

O presidente da Câmara da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, visitou a obra e manifestou, citado na nota de imprensa, a “sua preocupação com a não atribuição da bandeira azul na praia da Vieira, procurando conhecer o impacto da descarga da ETAR no meio recetor, afirmando que o município está, também, empenhado a trabalhar de forma conjunta e articulada no reforço de políticas sustentáveis”.

A ETAR do Coimbrão recebe e trata os efluentes provenientes dos concelhos de Leiria, Batalha, Marinha Grande e Porto de Mós.

Inaugurada em janeiro de 2008, a infraestrutura teve um investimento total cerca de 15,6 milhões de euros, cofinanciados em 85 por cento pelo Fundo de Coesão da União Europeia, informou a AdCL.

Está preparada para receber os efluentes domésticos de cerca de 250 mil habitantes-equivalentes e tratar cerca de 37 800 metros cúbicos por dia de efluentes líquidos, dos quais 77 por cento são domésticos e 16 por cento são provenientes de indústrias.

A infraestrutura está também preparada para receber 280 metros cúbicos diários de afluente suinícola bruto, que vai diretamente para a fase sólida da ETAR.

Segundo a empresa, a ETAR dispõe de uma unidade de cogeração, onde através da utilização do biogás produzido na digestão anaeróbia das lamas, produz calor necessário ao processo de tratamento das lamas e eletricidade que injeta na rede elétrica pública.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.