Água balnear: 83 por cento dos locais monitorizados na UE com qualidade excelente

  • 17 junho 2015, quarta-feira
  • Água

Água balnear: 83 por cento dos locais monitorizados na UE com qualidade excelente

Um relatório publicado da Agência Europeia do Ambiente e da Comissão Europeia sobre a qualidade da água balnear na União Europeia veio demonstrar que 95 por cento dos locais analisados cumpriam os standards mínimos de qualidade em 2014, e que a qualidade da água era excelente em 83 por cento dos casos, o que representa uma subida de 1 ponto percentual em relação a 2013.

Todas as zonas balneares em Chipre, Luxemburgo e Malta apresentavam água de excelente qualidade. Segue-se a Grécia, com 97 por cento dos locais a cumprir este parâmetro, a Croácia, com 94 por cento e a Alemanha, com 90 por cento. Os locais com água balnear de qualidade pobre ficaram abaixo dos 2 por cento.

Estes resultados foram obtidos através da comparação da qualidade da água em 21 mil locais na União Europeia, Suíça e Albânia em 2014. Além do relatório, a Agência Europeia do Ambiente publicou um mapa interativo com a performance de cada local.

Para proceder a esta análise, as autoridades locais recolhem amostras de água em locais selecionados ao longo da época balnear. As amostras são, depois, analisadas em relação à presença de dois tipos de bactéria, que indicam a existência de poluição proveniente de esgotos ou gado. A água poluída tem impactos na saúde humana, podendo causar problemas de estômago ou diarreia, se for ingerida.

Dependendo da quantidade de bactérias detetada, a água é classificada em "excelente", "boa", "suficiente" ou "pobre". A Agência Europeia do Ambiente elabora este relatório anual com base nos dados da época balnear anterior.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.