AdCL investe 5,2ME na reabilitação de reservatórios de Coimbra

  • 25 julho 2022, segunda-feira
  • Água

A empresa Águas do Centro Litoral (AdCL) vai investir 5,28 milhões de euros em duas empreitadas de reabilitação e ampliação dos reservatórios das margens direita e esquerda do Mondego, que servem a cidade de Coimbra.

Em nota de imprensa, a concessionária da exploração e gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e saneamento explicou que a consignação das empreitadas – divididas em dois lotes, o da margem direita de cerca de 3,1 milhões de euros e o da margem esquerda de 2,1 milhões de euros – foi assinada na semana passada.

“Continuar a garantir o fornecimento de uma água em quantidade e em qualidade ao concelho de Coimbra é o principal objetivo das intervenções, que terão ambas a duração de 550 dias [sensivelmente 18 meses, um ano e meio]”, frisou a AdCL.

O comunicado acrescenta que o investimento agora anunciado insere-se na política da concessionária “de reabilitação dos seus ativos em funcionamento, designadamente através da renovação e implementação de soluções estruturais e tecnológicas duradouras”.

Os trabalhos incidem na reabilitação de três reservatórios e a construção de um novo reservatório, “numa perspetiva de recuperação das suas condições estruturais e operacionais e manutenção do sistema hidráulico em pleno funcionamento”.

“Tratam-se, assim, de intervenções para criar resiliência no sistema de abastecimento de água no município de Coimbra”, afirmou a AdCL.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.