Açores: um destino de nove ilhas e um oceano

O Arquipélago dos Açores é uma Região Ultraperiférica que tem na diversidade dos seus ecossistemas terrestres e marinhos um dos seus principais valores. Somos reconhecidos, nacional e internacionalmente, pelo elevado nível de qualidade ambiental, pela riqueza da biodiversidade e pelo potencial dos nossos recursos naturais - características nas quais estamos empenhados em manter o nosso foco de atuação. É com base neste legado que o Governo dos Açores concebe todas as suas políticas, partindo da premissa de que a sua autenticidade, em termos de natureza e cultura, deve ser sempre salvaguardada.

Indiscutivelmente, o setor do Turismo tem a possibilidade de fazer deste local, global, através de uma especialização nos segmentos de mercado e nos produtos que valorizam as suas características específicas, num contexto que se quer sempre mais internacional. É por isso que cada nação, cada país, cada região – como é o caso dos Açores - deve percorrer um caminho de construção de um posicionamento que seja diferenciador, que acrescente mais-valia e que consolide a sua notoriedade face aos seus concorrentes, motivando o crescimento dos seus mercados potenciais. Efetivamente, cada destino deve manter sempre um duplo olhar: de dentro para fora e de fora para dentro. Só com esta duplicidade de atuar e de agir é que cada região poderá ter a real perceção do que é o seu posicionamento e do caminho que deve adotar.

 “For many of the world’s billions of tourists – those seeking to roam further afield in search of unique experiences – adventure travel has become a cornerstone of the tourism experience. Indeed, as we shift towards a more globalized world, consumers are increasingly seeking authentic experiences and adventure tourism is no doubt one of the segments in high demand”. Estas são palavras do Secretário Geral da World Tourism Organization (UNWTO), Taleb Rifai Foreword, que espelham exatamente a ideia de que vincar o posicionamento de um Destino é fundamental para a consolidação da sua notoriedade, apostando em produtos específicos de procura crescente em termos mundiais. (...)

Artigo publicado na Edição nº 107

Marta Guerreiro, Secretária Regional da Energia, Ambiente e Turismo

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