Europeus pedem ações globais em prol da qualidade do ar

Num relatório intitulado “Atitudes dos Europeus acerca da Qualidade do Ar”, o Eurobarómetro dá a conhecer os resultados de um inquérito realizado em setembro, que mostra grande preocupação por parte dos cidadãos em relação a este parâmetro.

A maioria dos europeus (54 por cento) afirma não estar suficientemente informado sobre estes assuntos nos seus países (é este o caso para 20 dos 28 Estados-Membros).

Apesar de muitos afirmarem não ter informação suficiente, 58 por cento afirma que a qualidade do ar se tem deteriorado nos últimos 10 anos. Aliás, as duas perceções caminham lado a lado: quanto maior é o sentimento de desinformação, maior é a perceção de degradação da qualidade do ar.

Embora sete em cada 10 participantes no inquérito afirme já ter posto em prática alguma medida para reduzir as emissões – como a substituição de equipamentos antigos por outros mais eficientes -, cerca de metade dos participantes acha que nem agricultores nem famílias estão a fazer o suficiente. A percentagem sobe quando a pergunta é focada nos fabricantes de automóveis (64 por cento), nos produtores de energia (65 por cento) e nas autoridades públicas (66 por cento).

Para a 44 por cento dos participantes, a medida mais eficaz para fazer face aos problemas de qualidade do ar é o reforço do controlo da atividade industrial e de produção de energia. Para 72 por cento destes participantes, o nível de ação ideal é o internacional, seguido do europeu e do nacional.

A maioria dos inquiridos deseja, pois, que a união europeia proponha medidas adicionais para fazer face a este problema, e 38 por cento afirmam que gostariam de expressar os seus pontos de vista acerca destas medidas.

O comissário responsável pelo Ambiente, Assuntos Marítimos e Pescas, Karmenu Vella, congratulou-se com o apoio antecipado a ações no domínio da qualidade do ar, aproveitando para lembrar que a poluição atmosférica é responsável por mais de 400 mil mortes prematuras por ano, sem esquecer os custos que o problema acarreta ao nível dos cuidados de saúde, dias de trabalho perdidos e danos nos edifícios.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.