A Indústria e o PNEC 2030
Fotografia: Vecstock_Freepik
A última “coluna” Energia foi dedicada à proposta de revisão do PNEC 2030, colocada pelo Governo em consulta pública, com o objetivo de adaptação deste Plano às novas (e sucessivas) alterações nas metas climáticas indicadas pela Comissão Europeia.
Estamos agora na fase dedicada a comentários a esta proposta, os quais terão de ser analisados e, no possível, tidos em conta na versão final do PNEC 2030 revisto, que será enviado à Comissão Europeia no final do 1.º semestre de 2024.
As metas propostas já são, naturalmente, muito ambiciosas e, para mais, o Conselho da UE, a propósito da revisão da Diretiva relativa a energias renováveis, anunciou no passado dia 9 de outubro de 2023 a adoção de novas regras nos transportes e na indústria.
Para a indústria, está agora prevista a obrigação de aumento da utilização de energias renováveis em 1,6 % ao ano.
Continuam a ser muitos os desafios e variadas as frentes de atuação.
Há que parar para pensar, condição indispensável à elaboração de planos de ação e à tomada de decisões certas e em tempo útil.
Propõe-se, portanto, ver qual o caminho percorrido pelo país desde 2005, verificar a evolução em cada setor de atividade, identificar as suas dependências energéticas e, no possível, o sentido do que será necessário fazer. (...)
Engenheiro
Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt
Outros artigos que lhe podem interessar