A Engenharia do Ambiente e os novos modelos de negócio

  • 28 fevereiro 2022, segunda-feira
  • Gestão

O mundo está em constante mudança, mas à semelhança de tempos anteriores, atualmente vivemos grandes tempos de incerteza, de volatilidade. Cinco anos após o Acordo de Paris, a pandemia COVID-19 remodelou o mundo e expôs, de forma crua, a falta de sustentabilidade do Homo sapiens no “seu” Planeta Terra.

Em contexto da pandemia COVID, o que é certo hoje, no dia de amanhã pode não ser bem assim. O plano para hoje pode ser radicalmente alterado dentro de poucas horas. Neste contexto, prever o futuro do trabalho, de como nos iremos relacionar e trabalhar, e em particular, o futuro de um Engenheiro do Ambiente, é neste momento uma pergunta com uma resposta de um grau de imprecisão elevado.

Este ecossistema de baixo grau de confiança permite o nivelamento global pelo menos numa fase inicial do aproveitamento de oportunidades. Nestes momentos (ou sempre?), será importante interpretar os riscos e as barreiras como autênticas oportunidades, abrindo várias possibilidades aos mais empreendedores para criação de valor.

De acordo com a Nature, os efeitos dos confinamentos e da pandemia COVID levaram a uma redução de 6.4% (2.3 mil milhões de toneladas de C02) das emissões de poluentes atmosféricos, pairando no ar uma crise climática sem precedentes para os próximos anos (a da transição energética já começou…).

Atingir uma redução de 1,5° ou 2°C até 2030 exigirá uma redução de emissões líquidas de 50% das emissões anuais para cerca de 23 gigatoneladas de dióxido de carbono (GT CO2) a partir dos níveis de 2019.

Neste contexto, uma das áreas com maior potencial de criação de valor para os Engenheiros do Ambiente, nos próximos 10 / 20 anos, corresponderá necessariamente ao desenvolvimento de soluções/tecnologias/serviços para a economia circular, que contribuam para minimização/adaptação dos efeitos das alterações climáticas, minimização das emissões de CO2, sustentabilidade na transição energética e gestão sustentável de matérias-primas e recursos. (...)

Pedro Póvoa, sócio Positive Benefits

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº132 jan/fev 2022, dedicada ao tema 'Engenheiro do Ambiente: desafios e futuro da profissão'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.