Proposta para tecnologia de parques eólicos offshore vence Prémio da Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN)

  • 19 dezembro 2016, segunda-feira
  • Energia

Bernardo Marques Amaral Silva, investigador do INESCTEC e doutorado em Sistemas Sustentáveis de Energia pelo Programa MIT Portugal, recebeu o Prémio APREN pela tese de doutoramento “Multi-terminal HVDC Grids: Control Strategies for Ancillary Services Provision in Interconnected Transmission Systems with Offshore Wind Farms”

Em que consiste a proposta?

A investigação de Bernardo Amaral Silva incide no desenvolvimento de estratégias de controlo e operação de redes HVDC com parques eólicos offshore que permitam o fornecimento de serviços de suporte aos sistemas elétricos em terra, num ambiente autónomo e sem comunicações.

Numa primeira fase, foi desenvolvido um esquema de controlo que permite aos PE offshore, assim como às redes em terra interligadas pela rede HVDC, a participação na regulação primária de frequência que, numa perspetiva clássica é uma função fornecida por centrais convencionais. O controlo proposto foi ainda testado com o intuito de avaliação da capacidade de fornecimento de emulação de inércia por parte dos aerogeradores offshore. Os resultados provaram que a estratégia de controlo proposta conduziu ao fornecimento da regulação proposta com sucesso, ajudando a operação das redes em terra em momentos de perturbação.

Numa segunda fase, foram desenvolvidas e simuladas estratégias de controlo que permitissem que a rede HVDC offshore continuasse conectada durante e após a existência de curto-circuitos em alguma das redes interligadas em terra, cumprindo os requisitos de sobrevivência a cavas de tensão (FRT - Fault Ride Through na literatura anglo-saxónica). Adicionalmente, o controlo desenvolvido é também capaz de lidar com defeitos que aconteçam nas estações conversoras HVDC em terra, levando à redução da capacidade de extração de potência. Para o cumprimento dos objetivos acima propostos, houve a necessidade do desenvolvimento de modelos de simulação dinâmica onde posteriormente as estratégias propostas foram validadas.

O que a distingue?

De acordo com o ex-aluno do Programa MIT Portugal, a grande mais valia do projeto é permitir a assimilação de mais produção de energia eólica e contribuir para o aumento da utilização de energia proveniente de fontes renováveis. A ideia já foi testada em laboratório tendo sido verificada a sua viabilidade e a expectativa é de que no futuro possa vir a ser testada num parque eólico existente.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.