Projeto de tração elétrica com elevado índice tecnológico

A Nomad Tech, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), lançou uma candidatura ao COMPETE com o objetivo de promover o projeto ID-Traction, que consiste na investigação e desenvolvimento de uma solução de atualização tecnológica de “Plug&Play” do sistema-conversor de tração de comboios de alta velocidade de custo otimizado/reduzido, recorrendo à construção de novos módulos de potência e respetivos interfaces, mantendo o comando de tração (unidade de controlo de tração). 

A ideia é gerar benefício para o setor ferroviário em termos de custos de manutenção, que deverão ser reduzidos para um quarto do preço atual, mas também pelo aumento do tempo de vida útil da cadeia de tração, da diminuição do número de avarias e de poupança energética. O conversor modernizado deverá apresentar maior fiabilidade, prevendo-se a redução do número de avarias por milhão de km.

O projeto começou a ser desenvolvido há oito meses, prevendo-se mais 22 até à conclusão. Nesta primeira etapa, foram levadas a cabo as tarefas necessárias à execução dos “Estudos Preliminares” e “Análise de Requisitos Técnicos” assim como “Especificações Técnicas”, mais propriamente no que diz respeito à seleção das tecnologias a integrar.

Mais informação: http://www.poci-compete2020.pt/newsletter/detalhe/17843-id-traction

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.