Lisboa Finalista do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade

A Comissão Europeia revelou os finalistas do Prémio da Semana Europeia da Mobilidade de 2016 e do Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável em matéria de frete urbano.

Para a Semana Europeia da Mobilidade, além de Lisboa, as cidades finalistas são Malmö, na Suécia, e Skopje, na Macedónia.

Lisboa obteve esta posição por tornar os seus espaços públicos disponíveis a peões, enquanto Malmö se concentrou principalmente nas bicicletas como meio de transporte sustentável. O júri também assinalou o serviço de partilha de viaturas (car-pooling) em Skopje que ajuda os seus residentes a poupar dinheiro e a proteger o ambiente.

O Prémio da Semana Europeia da Mobilidade tem por finalidade destacar as autoridades locais que demonstram ter empreendido esforços significativos na promoção da mobilidade urbana sustentável.

Prémio do Planeamento da Mobilidade Urbana Sustentável

Este prémio tem por objetivo recompensar as autoridades locais que foram bem-sucedidas no desenvolvimento de um planeamento de mobilidade que dá resposta às diversas necessidades de transporte de pessoas e empresas e, ao mesmo tempo, melhorando a qualidade de vida.

A 5.ª Edição do Prémio SUMP em matéria de frete urbano centra-se na integração das deslocações associadas a mercadorias e a serviços num planeamento de mobilidade urbana sustentável.

Para este prémio, o júri nomeou Bruxelas (Bélgica) pelos seus sistemas logísticos inovadores, Budapeste (Hungria) pela integração do frete na estratégia global de mobilidade e Estocolmo (Suécia) pela sua estratégia de estímulo da economia local, limitando o impacto adverso do frete urbano. Foram ainda reconhecidas as cidades de Berlim (Alemanha), Nápoles (Itália), Piatra Neamt (Roménia) e Roterdão (Países Baixos) pela qualidade das suas candidaturas.

Os vencedores de ambos os prémios serão anunciados a 20 de março, em Bruxelas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.