Importação de produtos biológicos com novo sistema de certificação eletrónica

A partir de hoje, passa a aplicar-se um novo sistema de certificação eletrónica tendo em vista uma melhor monitorização da importação dos produtos biológicos. O objetivo é reforçar as disposições em matéria de segurança alimentar e reduzir o risco de fraude. Pretende-se, igualmente, reduzir os encargos administrativos dos operadores e das autoridades, bem como obter estatísticas mais completas sobre estas importações.

Durante um período transitório de seis meses usar-se-á tanto a certificação em papel como a certificação eletrónica. A partir de 19 de outubro de 2017, as importações de produtos biológicos serão cobertas unicamente pelo sistema de certificação eletrónica.

Na prática, estas alterações vão exigir a inclusão destes certificados de importação no sistema informático veterinário integrado (TRACES, Trade Control Expert System). O TRACES é o sistema eletrónico da União Europeia, acessível 24 horas por dia e sete dias por semana. Com este sistema, é possível aos parceiros comerciais e às autoridades competentes obter facilmente informações sobre os movimentos das suas remessas e ao acelerar os procedimentos administrativos. Por outro lado, esta ferramenta permite rastrear o movimento das remessas e simplificar a gestão de riscos e remessas rejeitadas, permitindo reagir de forma rápida às ameaças sanitárias.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.