Energia: ADENE quer mais e melhor literacia energética
- 23 fevereiro 2017, quinta-feira
- Energia
Texto e fotografia por Carlos Alberto Costa
A comunicação com os consumidores, o aumento da literacia energética e a avaliação das políticas públicas do setor são eixos da nova estratégia da ADENE – Agência para a Energia.
Os novos projetos apresentados dia 22 de fevereiro, em Lisboa, pela recém-empossada equipa de gestão, incluem a criação de uma plataforma digital, um centro de informação e o observatório de energia.
“Queremos uma agência mais dinâmica, mais informativa e mais próxima dos interesses do consumidor. E para isso é necessário dar o salto em termos de comunicação com o público, aproveitando a cada vez maior sensibilidade e disponibilidade das pessoas para o uso da Internet e as suas preocupações com as escolhas energéticas e as questões ambientais”, disse à Indústria e Ambiente o novo presidente da ADENE, João Paulo Girbal.
“Poupa Energia” ou “Operador Logístico da Mudança de Comercializador de Energia”
A plataforma “Poupa Energia” ou “Operador Logístico da Mudança de Comercializador de Energia” (OLMC) permitirá comunicar com o consumidor para que este tenha acesso a informação sobre os mercados liberalizados de eletricidade e de gás natural. Através de simuladores avançados, o utilizador poderá determinar o seu perfil de consumo e visualizar as suas opções. Na mesma plataforma será possível efetuar a mudança para o comercializador de energia que oferecer as melhores condições para o seu caso específico.
Centro de Informação para a Energia
O Centro de Informação para a Energia visa dar a conhecer uma visão integrada do setor, contribuindo para o aumento da literacia energética. O público em geral poderá conhecer factos relevantes do ciclo da energia, desde as fontes de produção ao transporte, distribuição, armazenamento, comercialização e consumo. O centro de informação envolve a utilização de meios tecnológicos interativos avançados para concretizar demonstradores e simuladores, recorrendo às ferramentas informáticas mais recentes em termos de realidade virtual e aumentada.
Observatório da Energia
O Observatório da Energia vai avaliar políticas públicas do setor da energia baseada em resultados, divulgando regularmente estatísticas do setor. A ADENE pretende, desta forma. colocar à disposição do público em geral, dos decisores políticos e dos investigadores, um instrumento de avaliação de políticas, de divulgação de informação e de promoção do conhecimento científico, em parceria com instituições universitárias e de investigação. A Internet será o veículo privilegiado de comunicação e a agência pretende, igualmente, promover eventos públicos enquanto fóruns de discussão de temas relevantes.
A nova equipa de gestão da ADENE é constituída por João Paulo Girbal, presidente, Maria João Coelho e Paulo Tomás, vice-presidentes, Manuel Bóia e Miguel Sales Dias, vogais.
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