ZERO lança campanha para promover o consumo de água da torneira

  • 22 março 2021, segunda-feira
  • Água

A ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável lançou hoje, no Dia Mundial da Água, a campanha online “Água da Torneira. A bebida preferida” para promover o consumo da água da torneira. A campanha toma forma através de uma página na internet que incentiva cidadãos e entidades/empresas a aderirem a esta prática.

Através do site, os cidadãos e outras entidades, públicas e privadas, bem como as próprias entidades gestoras, podem aderir a esta campanha “demonstrando responsabilidade nos seus próprios comportamentos” e incentivando os seus círculos de familiares, amigos, clientes e fornecedores a adotarem uma prática mais responsável do ponto de vista ambiental e da sustentabilidade.

O site inclui informação sobre a água da torneira, a sua produção e qualidade, “desconstruindo mitos que têm colocado em causa a segurança do seu consumo”, referiu a ZERO. Foram também incluídos dados sobre o impacto na utilização de recursos e na poluição causada pelo consumo da água engarrafada.

As áreas específicas para a adesão de cidadãos, empresas/entidades e entidades gestoras, permitem:

  • a sensibilização dos cidadãos para que optem pelo consumo de água da torneira em substituição da água engarrafada;
  • a adesão de entidades públicas e privadas, de modo a que estas passem a disponibilizar água da torneira aos seus clientes e colaboradores;
  • a colaboração com as entidades gestoras na promoção da água da torneira e na divulgação das entidades que optem pelo consumo, em exclusivo, de água da torneira.

A associação ambientalista mencionou ainda a obrigação dos hotéis e restaurantes disponibilizarem água da torneira a partir de julho.

De acordo com o Decreto-Lei n.º 102-D/2020, de 10 de dezembro, os estabelecimentos do sector HORECA (hotelaria, restauração e cafetaria) serão obrigados, a partir do próximo dia 1 de julho, a disponibilizar aos seus clientes um recipiente com água da torneira e copos higienizados para consumo no local, de forma gratuita ou a um custo inferior ao da água embalada.

“Esta é uma medida que visa, e bem, reduzir a produção de embalagens descartáveis, pelo que a ZERO espera que esta campanha venha a dar um importante contributo nesse sentido”, afirmou a associação.

Consumo de água engarrafada tem enorme impacto na produção de resíduos

Portugal é o quarto país da Europa com maior consumo per capita de água engarrafada, com um consumo médio de 146,4 litros por habitante, de acordo com dados publicados pela indústria nacional do sector.

A indústria das águas minerais e de nascente coloca anualmente no mercado nacional mais de mil milhões de embalagens de água engarrafada, das quais 85 por cento, aproximadamente 911 milhões, correspondem a embalagens de plástico, o que, levando em consideração o peso médio de uma garrafa de plástico (19,32 gramas), equivale a cerca de 17.600 toneladas de resíduos de plástico provenientes unicamente do consumo de água engarrafada.

“Face a estes números e a toda a problemática ambiental que está subjacente à excessiva produção de resíduos, e em particular à de resíduos de plástico, a ZERO considera urgente promover o consumo de água da torneira junto dos portugueses. Esta é uma opção saudável e natural que pode responder à maioria das necessidades dos portugueses”, afirmou a associação.

Água da torneira em Portugal é segura e de excelente qualidade

A Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR) confirmou mais uma vez, no seu último relatório anual (RASARP 2020, Vol. 2, “Controlo da Qualidade da Água para Consumo Humano”), que a água que corre na torneira dos portugueses é de excelente qualidade.

O indicador de água segura em Portugal continental situou-se em 98,66 por cento em 2019, ano a que se referem os últimos dados publicados, o que confirma a tendência, pelo quinto ano consecutivo, de manutenção deste indicador nos 99 por cento, “demonstrando a excelência da qualidade da água para consumo humano”.

A ZERO reiterou que os dados apresentados pela ERSAR indicam claramente que os portugueses podem beber água da torneira com confiança.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.