Dia Mundial da Água assinala-se com iniciativas em vários pontos do país

  • 22 março 2021, segunda-feira
  • Água

O Dia Mundial da Água, celebrado a 22 de março, foi proclamado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993, com o intuito de sensibilizar os líderes políticos e a sociedade civil para a conservação deste recurso e para “aumentar a consciencialização para as 2,2 mil milhões de pessoas que vivem sem acesso a água potável”.

2021 tem como tema “Valorizar a Água” e um dos principais focos do Dia Mundial da Água é apoiar a realização do ‘Objetivo 6’ de Desenvolvimento Sustentável: água e saneamento para todos até 2030.

“No Dia Mundial da Água de 2021, celebramos as diferentes formas em que a água beneficia as nossas vidas. Estamos decididos a valorizar a água de forma adequada e a protegê-la eficazmente para todos. O tema deste ano centra-se no “valor da água”. Não podemos esquecer que o acesso à água potável e ao saneamento representam uma necessidade e um direito humano fundamentais e são essenciais para a dignidade humana. Ao mesmo tempo, a água é um recurso partilhado, um ecossistema crítico, e a sua utilização é crucial para vários setores da economia. Juntos devemos dar à água o seu verdadeiro valor, salvaguardando o mais precioso dos recursos naturais para todos. Façamos com que cada gota seja importante”, declararam o alto representante/vice-presidente Josep Borrell, e do comissário Virginijus Sinkevicius, por ocasião do Dia Mundial da Água.

De acordo com as Nações Unidas, hoje, a água está sob extrema ameaça devido ao crescimento populacional, às crescentes procuras da agricultura e da indústria e ao agravamento dos impactos das mudanças climáticas. “À medida que as sociedades equilibram as procuras de recursos hídricos, os interesses de muitas pessoas não estão a ser levados em consideração”, lê-se na página das Nações Unidas.

“O tema deste ano é sobre o que a água significa para as pessoas, o seu verdadeiro valor e como podemos proteger melhor este recurso vital. O valor da água é muito mais do que seu preço – a água tem um valor enorme e complexo para as nossas famílias, cultura, saúde, educação, economia e integridade do nosso ambiente natural. Se negligenciarmos qualquer um desses valores, corremos o risco de administrar mal esse recurso finito e insubstituível”, lê-se na mesma página.

Hoje esta data é assinalada com iniciativas em vários pontos do país, para alertar as populações e os governos para a urgente necessidade de preservação e poupança deste recurso natural.

APDA desafia população a fechar a torneira por uma hora

A Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e a respetiva Comissão Especializada de Comunicação e Educação Ambiental (CECEA) lançaram um desafio à sociedade: fechar a torneira às 22 horas por 60 minutos.

Este desafio, lançado a todos os que vivem em Portugal (e além-fronteiras) para não abrirem as torneiras entre as 22 e as 23 horas, visa a consciencialização e mudança de comportamentos no âmbito da conservação deste recurso.

Denominada por H2Off, a iniciativa surge alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, nomeadamente os referentes à “garantia de água potável e saneamento para todos”, “proteção do ambiente e procura da sustentabilidade nas cidades” e ao “combate às alterações climáticas”.

A iniciativa H2Off – ‘Hora de fechar a torneira’ conta com o apoio institucional do Ministério do Ambiente e de Ação Climática, da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos dos Açores e da Secretaria Regional do Ambiente, Recursos Naturais e Alterações Climáticas do Governo Regional da Madeira.

A esta campanha já se juntaram diversas organizações não governamentais, entidades gestoras do setor da água, empresas, municípios e órgãos de comunicação social.

A Águas do Algarve é uma das entidades que se juntou à iniciativa H2OFF para apelar à reflexão de todos os consumidores e utilizadores da água, na tomada de consciência, para uma atuação mais consciente na gestão recurso.

Assim, a Águas do Algarve apela que se melhore a utilização da água em todas as atividades diárias, especialmente nas que mais água consomem (regas e lavagens), reduzindo sempre que possível o seu consumo, optando assim por:

  • menos tempo de rega;
  • lavagens mais eficientes; inspeção dos sistemas para ajuste/redução dos gastos de água;
  • manutenção e reparação dos sistemas para prevenção de roturas e perdas; alteração dos sistemas para outros mais eficientes (por exemplo sistemas automatizados, gota a gota, inteligentes);
  • soluções construtivas e de utilização que sejam amigas do ambiente, em geral, e que promovam a poupança de água, como por exemplo a utilização de espécies verdes autóctones e menos exigentes do ponto de vista hídrico; sistemas inteligentes de rega; e sistemas de reutilização de água sempre que possível.

A Águas do Tejo Atlântico assinala o dia com um conjunto de iniciativas que tem como objetivo sensibilizar para a importância do uso eficiente da água, para o papel das Fábricas de Água na sustentabilidade dos recursos hídricos da região e o seu contributo na economia circular.

A entidade gestora organizou um ciclo de conversas “A última gota”, via streaming no Youtube, onde será apresentando o tema “Podemos Fabricar Água?”.

A Águas do Tejo Atlântico também se juntou à iniciativa H2OFF, apelando à participação na mesma: “O apelo é simples! Fechar nem que seja por uma hora as toneiras nesta data simbólica dedicada à água, por se tratar de um bem, que não é inesgotável e também para homenagear os que dela tratam e que também nestes tempos pandémicos e difíceis têm estado nas linhas da frente quase despercebidos ao fazer com que os serviços públicos essenciais de água e do seu tratamento sejam sempre prestados com a mesma garantia de qualidade”.

Águas de Portugal apresenta Estratégia de Inovação do Grupo

O Grupo AdP – Águas de Portugal apresentou hoje, no Dia Mundial da Água, a sua estratégia de Inovação 360º numa sessão virtual que contou com a participação do Ministro do Ambiente e da Ação Climática.

Na sessão foram destacados três projetos de inovação protocolados com o Fundo Ambiental, relativos à produção de água para reutilização em atividades agrícolas e avaliação de riscos de incêndios florestais com impacto nas infraestruturas de abastecimento de água e saneamento.

Nos próximos três anos, o Grupo AdP vai alocar mais de um milhão de euros a um fundo agora criado especificamente para financiar novos projetos e acelerar a inovação estratégica.

A inovação é um dos desafios centrais do Quadro Estratégico de Compromisso do Grupo AdP, documento que enquadra a visão do grupo para 2030 e que foi divulgado em novembro de 2020 e no qual se posiciona como um dos mais eficientes e sustentáveis operadores internacionais na gestão da água, focado na excelência do serviço ao cliente, na inovação, na resiliência, na neutralidade carbónica e na economia circular.

A urgência de aumentar a resiliência dos sistemas infraestruturais, a necessidade de adaptação às alterações climáticas e de descarbonização do ciclo urbano da água, o uso eficiente e a valorização dos recursos numa ótica de economia circular, a maximização do ciclo de vida das infraestruturas, a importância de inovar no relacionamento com os clientes e com a sociedade em geral, a par das potencialidades da transformação digital em curso, são alguns dos desafios do setor da água e do Grupo AdP.

“Ao longo de mais de duas décadas a inovação foi uma constante na atividade das empresas do Grupo AdP que, quer no âmbito interno, quer por via da participação em redes de inovação aberta, souberam posicionar-se para prestar um serviço de excelência, garantindo os padrões requeridos de sustentabilidade social, económica e financeira”, referiu o presidente do conselho de administração da Águas de Portugal, José Furtado.

“Mas justifica-se fazer mais, mais depressa, de forma mais focada e mais integrada, num contexto de racionalidade económica, tirando partido das capacidades e competências existentes nas nossas empresas e nas regiões onde elas estão presentes”, acrescentou.

É neste contexto que surge a Inovação 360º, onde se enquadra a criação de um novo instrumento empresarial do Grupo AdP, a AdP VALOR, que será um “acelerador da evolução de paradigma”, tendo por missão impulsionar a inovação estratégica, gerir novos modelos de negócio nos domínios da economia circular e implementar projetos e serviços especializados contribuindo para o reforço da resiliência, eficiência e sustentabilidade das operações do grupo.

A Estratégia de Inovação 360º, agora apresentada, destaca a inovação como vetor de agilização e aceleração do compromisso do Grupo AdP para a década, definindo o caminho do grupo na evolução de paradigma necessária para responder aos novos desafios societais.

De acordo com o Grupo AdP, “esta estratégia vem reforçar a inovação já feita pelas empresas do Grupo AdP no âmbito da sua operação e os projetos que são desenvolvidos em consórcio com diversas entidades nacionais e internacionais, adicionando-lhe uma componente proactiva, num modelo organizacional integrado e com um financiamento estruturado que, nos próximos três anos se estima atingir um milhão de euros”.

Inovar nos modelos de negócio e em soluções tecnológicas, promover a agilidade na ação, catalisar uma organização em rede para promover sinergias, potenciar o valor das competências críticas disponíveis são alguns dos vetores da Estratégia de Inovação 360º do Grupo AdP, que vai apostar no desenvolvimento de pilotos escaláveis e adaptáveis aos mercados internacionais, tirando partido dos ‘Living-Labs’ existentes no grupo e incentivando parcerias de valor acrescentado, com parceiros públicos e privados.

Nesta sessão foram apresentados vários projetos de inovação em curso no Grupo AdP, com destaque para três projetos protocolados com o Fundo Ambiental, dois deles relativos à produção de água para reutilização em atividades agrícolas e outro respeitante à avaliação de riscos de incêndios florestais com impacto nas infraestruturas de abastecimento de água e saneamento.

Concurso “Eficiência Hídrica na Escola”

A APA - Agência Portuguesa do Ambiente em parceria com a ADENE - Agência para a Energia, a AMAL- Comunidade Intermunicipal do Algarve, a empresa Águas do Algarve, a Universidade do Algarve e a DGESTE - DSR Algarve, promovem o lançamento da 1ª edição do Concurso “Eficiência Hídrica na Escola”.

As mais recentes projeções climáticas para a região do Algarve preveem um aumento da frequência e severidade dos períodos de seca, com impactes ao nível da quantidade e qualidade dos recursos hídricos, pelo que se torna urgente e determinante que se estabeleçam metas e horizontes temporais de eficiência hídrica para os principais usos, podendo a escola funcionar como um ‘laboratório’ de boas práticas aos níveis infraestrutural (e.g. redes, dispositivos, equipamentos) e comportamental que permitam alavancar outras dinâmicas e posturas”, lê-se no comunicado divulgado pela APA.

O Concurso “Eficiência Hídrica na Escola” tem como principal objetivo sensibilizar e mobilizar as comunidades escolares do Algarve, em parceria com os respetivos municípios, para a necessidade de monitorizar o seu consumo da água, promovendo simultaneamente a implementação das melhores práticas para o seu uso eficiente.

As escolas e as respetivas autarquias poderão submeter a concurso os seus projetos até ao dia 5 de junho de 2021, devendo a inscrição ser realizada um mês antes, através da plataforma digital que será disponibilizada “oportunamente”.

O concurso distinguirá os melhores projetos das escolas do Algarve com boas práticas ao nível da eficiência hídrica.

Esta primeira edição destina-se a projetos a serem implementados no ano letivo 2021/2022, em agrupamentos de escolas, escolas não agrupadas e escolas profissionais que ministrem o ensino básico e secundário. A proposta de projeto a apresentar deverá conter as linhas orientadoras de implementação do projeto, identificando as medidas que se pretende implementar e a sua justificação tendo em conta a situação atual existente na escola e os resultados esperados.

A avaliação dos projetos submetidos a concurso terá em consideração a clareza na apresentação do projeto e a coerência dos objetivos propostos, face às ações realizadas e a realizar, o potencial impacte social e a qualidade pedagógica, a inovação e criatividade na utilização das melhores práticas disponíveis para o desenvolvimento do projeto, bem como a sua viabilidade.

Serão atribuídos 11 prémios monetários no valor global de cem mil euros, três por cada uma das categorias e duas menções honrosas, nomeadamente:

  • categoria desempenho - escolas com monitorização de consumos e/ou equipadas com dispositivos e equipamentos eficientes no que diz respeito ao uso da água;
  • categoria monitorização/medição - escolas equipadas com dispositivos de monitorização de consumos em bom estado, mas sem dispositivos ou equipamentos eficientes ou em número insuficiente;
  • categoria ação – escolas sem equipamentos de monitorização de consumos e sem dispositivos eficientes para o uso da água ou em número insuficiente.

A entrega dos prémios será atribuída após o anúncio oficial dos vencedores no dia 17 de junho de 2021, Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca. O regulamento pode ser consultado no portal do Voluntariado Ambiental para a Água.

O júri do concurso é constituído por representantes da Agência Portuguesa do Ambiente/ Administração da Região Hidrográfica do Algarve (APA / ARH do Algarve), da Agência para a Energia – ADENE, da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve, da Universidade do Algarve, da empresa Águas do Algarve - Grupo Águas de Portugal e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares - DSR Algarve.

H2Off: APDA lança website dedicado a iniciativa do Dia Mundial da Água

Após o lançamento da H2Off, a APDA e a CECEA disponibilizaram um site exclusivo da iniciativa.

Na homepage é visível a contagem decrescente para a hora de fechar a torneira, bem como uma declaração do secretário-geral da ONU, António Guterres, proferida durante a celebração da efeméride em 2020, e também do autor da “Visão Estratégica para o Plano de Recuperação Económica de Portugal 2030, António Costa e Silva.

Segue-se a apresentação da H2Off, que promove o uso consciente e eficiente da água, apelando a boas práticas e mudança de comportamentos em nome da sustentabilidade deste recurso escasso, mas essencial à vida.

O site dá a conhecer os Embaixadores da Água, ou seja, personalidades de várias áreas de atuação que se que juntaram à campanha; as indicações de como associar-se ao movimento, com dicas da informação necessária; os parceiros, que consistem em todas as entidades que acolheram e disseminaram a iniciativa até à data; e uma contextualização da APDA-CECEA, clarificando o tipo de trabalho realizado por esta comissão e a constituição da mesma.

No site apresenta-se ainda um mapa interativo produzido pela ESRI Portugal onde todos os participantes poderão indicar a sua localização e acompanhar a evolução da adesão em tempo real.

De acordo com a APDA, o site vai estar em permanente atualização, “pretendendo-se que esta iniciativa se repita ao longo de todas as celebrações futuras do Dia Mundial da Água”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.