Webinar de lançamento da European City Facility

Vai decorrer no dia 7 de abril a primeira chamada para o webinar da European City Facility, com o intuito de informar e apoiar municípios nas suas ações de energia sustentável.

O programa European City Facility (EUCF) foi lançado em fevereiro com o objetivo de acelerar a implementação dos planos de ação para a Energia e Clima da União Europeia. Assim, este programa irá “apoiar os municípios europeus, em especial os de pequena e média dimensão, a encontrar soluções e financiamento para pôr em prática projetos que visem a sua transição energética”, lê-se em comunicado divulgado.

Os municípios poderão apresentar candidaturas às quatros chamadas que deverão acontecer nos próximos dois anos. Estes serão apoiados, em português, por um contacto nacional, cuja função é de tornar a candidatura competitiva. As candidaturas portuguesas serão avaliadas em conjunto com outras de Espanha, Itália, Grécia, Malta e Chipre. Os municípios que apresentarem as melhores soluções serão financiados com 60 mil euros e terão até 12 meses para desenvolverem os conceitos de investimento.

Segundo o mesmo comunicado, “a iniciativa EUCF irá oferecer apoio técnico na forma de ações de formação, sessões de match-making e network, para permitir aos municípios aproximarem-se de potenciais investidores para os seus projetos de eficiência energética e [energias] renováveis”.

O EUCF conta com o financiamento da Horizonte 2020 de cerca de 13 milhões de euros e fornece apoio tanto financeiro como técnico, jurídico e prático aos municípios que desenvolvam um conjunto de projetos e conceitos de investimento em energia sustentável e que possam atrair investimentos públicos e privados.

A participação na sessão que terá lugar entre as 10h e as 12h do dia 7 de abril é gratuita mas carece de inscrição, que pode ser efetuada através do formulário disponibilizado online.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.