Valorsul lança campanha de sensibilização “Mercado a Reciclar”

Fotografia: Valorsul
A Valorsul, empresa responsável pelo tratamento e valorização de resíduos urbanos da zona de Lisboa e Região Oeste, lançou, a 7 de janeiro, a nova campanha de sensibilização ambiental “Mercado a Reciclar”, em parceria com a Câmara Municipal de Lisboa, durante a Feira do Relógio.
Esta campanha tem como objetivo incentivar feirantes e clientes para a separação dos recicláveis em feiras e mercados, o que irá permitir o seu encaminhamento para reciclagem, evitando a dispersão e promovendo a sua valorização e transformação em recursos, referiu a Valorsul em comunicado enviado à redação.
Uma comitiva composta por membros da Administração da Valorsul e da Câmara Municipal de Lisboa esteve no recinto da feira procurando sensibilizar, através da cedência de “ecobags”, sacos, magnéticos e material informativo, para a correta separação dos recicláveis e o seu encaminhamento para os ecopontos disponibilizados no local.
“Os mercados são locais de produção significativa de resíduos, nomeadamente de cartão e plástico, que podem e devem ser direcionados para os nossos centros de triagem para serem valorizados e encaminhados para reciclagem. Continuamos empenhados, em conjunto com os municípios nossos parceiros, neste esforço coletivo de aumentar a taxa na valorização de resíduos e utilização de materiais recicláveis”, disse o administrador da Valorsul, Armando Militão.
“Este tipo de sensibilizações é de extrema importância para a continuação do trabalho que temos vindo a desenvolver para aumentar a taxa de reciclagem de resíduos na nossa cidade. Em 2023, a taxa de recolha seletiva foi de 28,4 por cento, ou seja, pelo segundo ano consecutivo Lisboa aumentou a quantidade de resíduos reciclados”, sublinhou o vereador Ângelo Pereira, responsável pelo pelouro da Higiene Urbana da Câmara Municipal de Lisboa.
Segundo a empresa de tratamento de resíduos, a campanha “Mercado a Reciclar” surge na dinâmica de proximidade da Valorsul com os seus municípios associados, na resolução de problemas comuns e na contribuição para uma cidadania ativa no domínio do desenvolvimento sustentável, estando prevista a implementação da ação em outros mercados da área de intervenção da empresa.
Após monitorização da iniciativa, a Valorsul pretende atribuir o galardão de “Mercado a Reciclar” aos mercados aderentes que se destaquem pelo compromisso de redução do impacto ambiental, promovendo a gestão adequada dos resíduos.
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