Unilever vai investir mil milhões num “Futuro Limpo”

A Unilever, um dos principais fabricantes de produtos de limpeza e de lavagem de roupa do mundo, anunciou que vai investir mil milhões de euros para promover o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis nos seus produtos de limpeza e de lavagem de roupa até 2030.

Este investimento é um componente central do “Clean Future” (“Futuro Limpo”) da Unilever, um programa de inovação desenvolvido pela divisão de produtos de limpeza da casa que visa incorporar os princípios da economia circular tanto na embalagem quanto nas fórmulas utilizadas.

Esta substituição por carbono renovável ou reciclado “irá transformar a sustentabilidade de marcas de limpeza e de lavagem de roupa mundialmente conhecidas, como SKIP, Cif e Domestos”, lê-se em comunicado divulgado.

A maioria dos produtos de limpeza e de lavagem de roupa atualmente disponíveis no mercado contêm substâncias químicas feitas com matérias-primas de combustíveis fósseis, uma fonte não renovável de carbono.

As substâncias químicas usadas nos produtos de limpeza e lavagem de roupa da Unilever representam a maior parte da pegada de carbono (46 por cento) ao longo do ciclo de vida dos mesmos. Por isso, com o fim do uso de substâncias químicas derivadas de combustíveis fósseis nas fórmulas dos produtos, a empresa vai abrir novos caminhos para a redução da pegada de carbono de algumas das maiores marcas de limpeza e lavagem de roupa do mundo.

A Unilever espera que só esta iniciativa reduza a pegada de carbono das fórmulas dos produtos em até 20 por cento.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.