União Europeia investe na economia azul

A Comissão Europeia e o Fundo Europeu de Investimento (FEI) lançaram o Fundo BlueInvest, que financiará investimentos subjacentes que visem e apoiem estrategicamente a economia azul. O investimento de capital próprio totalizou 75 milhões de euros.

A economia azul está relacionada com as atividades económicas relativas aos oceanos, os mares e as zonas costeiras. As empresas abrangidas são as que produzem bens ou serviços que contribuem para a economia marítima, independentemente de operarem no mar ou em terra. Também se enquadram nesta economia as empresas que desenvolvam soluções para as energias renováveis, a sustentabilidade dos produtos do mar, a biotecnologia azul, os sistemas informáticos marítimos, entre outros.

As instituições europeias esperam que esta medida desempenhe um papel fundamental na transição para uma economia neutra de carbono até 2050, uma ambição que foi anunciada no Pacto Ecológico Europeu.

“Os oceanos apresentam um enorme potencial de crescimento económico, mas este crescimento deve ser sustentável. Os investimentos no setor da economia azul, hoje contratados, mostram a forma como os fundos públicos na UE podem ser mobilizados para atrair investimento privado e catalisar o desenvolvimento deste setor”, afirmou o diretor-geral do FEI, Alain Godard.

A Comissão Europeia complementou este programa com uma plataforma, BlueInvest, que estimula a “propensão a investir das empresas em fase de arranque, das PME e das empresas em expansão e facilita o acesso dessas empresas ao financiamento”, lê-se em comunicado.

Segundo o comissário europeu do Ambiente, Oceano e Pescas, Virginijus Sinkevicius, os oceanos reservam muitas soluções “para combater a emergência climática em todos os setores marítimos, como a pesca e a aquicultura, a energia eólica marítima e a energia das ondas e das marés, a biotecnologia azul e muitos outros domínios relacionados com a inovação”. Assim, o comissário acredita que este fundo de 75 milhões de euros vai potenciar a economia azul, contribuir para o Pacto Ecológico Europeu e assegurar o crescimento económico das PME europeias que oferecem produtos e serviços inovadores e sustentáveis.

Este fundo foi lançado na conferência BlueInvest, em Bruxelas, e será gerido pelo FEI, que faz parte do grupo do Banco Europeu de Investimentos. Existe ainda um outro capital de 40 milhões de euros adicionais, financiado pela Comissão Europeia através do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, que, segundo a entidade, ajudará “as PME da economia azul a desenvolver e a comercializar novos produtos, tecnologias e serviços inovadores e sustentáveis”.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.