Um dia por semana sem carros poupa 3 a 5% de combustíveis

Um dia por semana sem carros poupará o equivalente a três a cinco por cento do gasóleo e gasolina consumidos em meio urbano, indicou um estudo citado pela associação ambientalista Zero.

A propósito do Dia Mundial Sem Carros, e também Dia Europeu sem Carros, que se assinalou a 22 de setembro, destinado a sensibilizar para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário nas cidades, a associação disse que um novo estudo revelou que 62 por cento das pessoas em cidades europeias apoiam a ideia de um dia sem carros por semana.

O estudo foi feito no âmbito da Campanha Cidades Limpas, um consórcio europeu que a Zero integra.

A associação lembrou a atual crise energética na Europa para dizer que “é urgente reduzir a dependência do continente em relação ao petróleo e gás”, e acrescentou que um dia sem carros por semana seria fundamental para a poupança energética e poderia ter um papel determinante na mitigação dos efeitos da crise atual.

O estudo “revela que um único dia semanal sem carros nas principais cidades europeias poderá poupar entre 541 e 945 mil barris de petróleo em cada dia em que é implementado (dependendo do dia da semana) – ou seja, o equivalente a três a cinco por cento de todo o consumo de gasóleo e gasolina em meio urbano na Europa (que representa cerca de 23 por cento das emissões e uso de energia), ou o equivalente a cerca de 40 por cento de todo o consumo anual de petróleo em Portugal ou o consumo inteiro de petróleo de países como a Estónia, Letónia e Lituânia”, disse a Zero em comunicado.

Dias sem carros, referiu a Zero, não obrigam a novas infraestruturas, a regulamentos complexos ou grandes despesas, e permitem também uma melhoria do ar.

A associação recomendou que as cidades devem, generalizadamente, adotar dias semanais sem carros e promover o transporte público, com o apoio do Governo, que deve melhorar e densificar o transporte público.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.