Toyota vai construir ‘cidade do futuro’ no Japão

A fabricante automóvel japonesa planeia iniciar a construção da ‘cidade protótipo do futuro’ em 2021. Chama-se Woven City e terá um ecossistema totalmente interligado, alimentado por bateria de hidrogénio.

A cidade desenhada pela Toyota foi concebida como um ‘laboratório vivo’ para atrair residentes e investigadores que poderão “testar e desenvolver tecnologias tais como autonomia, robótica, mobilidade pessoal, casas inteligentes e inteligência artificial (IA) num ambiente de mundo real”, explicou a empresa, em comunicado.

O presidente da Toyota Motor Corporation, Akio Toyoda, acredita que construir uma cidade completa do zero, mesmo que em pequena escala, é uma oportunidade única para desenvolver futuras tecnologias, tal como um sistema operativo digital para a infraestrutura da cidade.

“Com as pessoas, edifícios e veículos interligados e mantendo comunicação entre eles através de dados e sensores, seremos capazes de testar a IA interligada, tanto no mundo virtual como físico”, explicou Toyoda.

A localização escolhida para a construção é na base do Monte Fuji e ocupará mais de 70 hectares. O plano inicial é ser habitada por duas mil pessoas, mas serão adicionadas mais à medida que o projeto evolui.

Woven City foi projetada para ser totalmente sustentável onde os edifícios serão construídos principalmente de madeira, de forma a minimizar a pegada de carbono. Os telhados serão cobertos por painéis fotovoltaicos para gerar energia solar, para além do hidrogénio.

Para facilitar o dia a dia, as casas serão equipadas com robôs capazes de ajudar com tarefas domésticas e também com sensores munidos de IA para avaliar a saúde dos habitantes.

Para que os moradores da cidade se possam deslocar dentro da cidade, será permitido apenas a circulação de veículos autónomos e com zero emissões nas vias principais. Serão ainda construídos um parque central, parques em bairros e uma praça central para reuniões sociais.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.