Sustentabilidade no tingimento

Na Tintex, o desenvolvimento de novas coleções é combinado uma abordagem orientada à proteção do ambiente com tecnologia de ponta.

A organização trabalha para permitir que produtores de têxteis e marcas de moda desenvolvam novas formas de se interrelacionarem, assentes em colaboração e co-criação. A missão da Tintex é implementar soluções especializadas que confiram performance e conforto e traduzam responsabilidade, e que abrangem o processamento, tingimento e acabamento. Estas soluções são controladas por especialistas, para impulsionar a inovação de materiais e fabricar uma gama completa de materiais inteligentes e naturais; o departamento de Sustentabilidade da TINTEX otimiza as soluções de moda, de forma a que a empresa consiga proporcionar sistemas de moda superiores e responsáveis, transparentes e totalmente rastreáveis em toda a cadeia de suprimentos.

Na moda, a inovação inteligente é um investimento que vai além dos objetivos da empresa e abrange parceiros, consumidores e o meio ambiente. De acordo com o compromisso da empresa com a mudança no mercado global, novos investimentos anteciparão as demandas futuras do mercado.

Tecnologia e processos mais ecológicos

Para atingir os objetivos a que a empresa se propôs, foi realizado um investimento de mais de 26 milhões de euros para impulsionar a inovação em materiais e outros aspetos, como máquinas de alta tecnologia, práticas responsáveis, tecnologias inovadoras de tingimento e acabamento ou P&D. Com as máquinas de alta tecnologia foi possível diminuir em 30 por cento o consumo de água e energia, e também reduzir a quantidade de produtos químicos usada. (...)

Ricardo Silva, Diretor de Operações,TINTEX – TEXTILES, S.A.

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº122, maio/jun 2020

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.