Sustentabilidade na cadeia de produção vinícola

O Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo (PSVA) é uma iniciativa da Comissão Vitivinícola Regional Alentejana (CVRA) e foi criado em 2015, depois de muitos anos de estudo e de análise a outros mercados, sendo uma iniciativa pioneira em Portugal e revolucionária do setor.

O PSVA foi criado com o objetivo de trazer a produção sustentável como um todo à produção vitivinícola da região do Alentejo, ao trabalhar de forma transversal e integrada a atividade económica, o tecido laboral e social e a envolvente ambiental. Mais do que benefícios ecológicos, traz à produção vitivinícola uma visão concertada, que pretende que os mais pequenos e os maiores produtores possam, durante muitos anos, continuar a produzir vinhos de excelente qualidade sem pôr em causa os recursos naturais e a sua viabilidade económica e influenciando, ainda, a mudança de hábitos de cada um dos colaboradores e respetivas famílias. É, por isso, uma iniciativa transversal e inclusiva que analisa, reflete, promove e implementa as melhores práticas disponíveis, desde o campo às adegas, passando naturalmente por toda a comunidade.

Recursos ambientais, humanos e financeiros

Este programa é vasto e complexo e é constituído por 18 capítulos temáticos distribuídos por 171 critérios de avaliação. No entanto, todos os esforços são acompanhados diariamente por uma equipa da CVRA, que trabalha em colaboração direta com os produtores para os auxiliar na mudança efetiva de processos, hábitos e, inclusive, crenças.

No campo, promove-se a boa gestão dos solos, a redução no uso de fitofármacos, a utilização de organismos auxiliares, a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade, a conservação e restauro das linhas de água e o recurso aos modos de produção integrada e biológica. Na adega, a eficiência energética e o uso racional de água são prioritários, mas também a redução dos resíduos produzidos. Promove-se, igualmente, a desmaterialização de processos, e o uso de produtos mais verdes, como rolhas de cortiça, barricas e outros materiais de florestas certificadas. (...)

Por João Luís Barroso, coordenador do Programa de Sustentabilidade dos Vinhos do Alentejo: licenciado em Engenharia do Ambiente; MSc Environmental Management and Policy

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº137 nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Agricultura – eficiência e contributo ambiental'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.