Sistema de drenagem urbana sustentável recebe prémio internacional

  • 29 abril 2021, quinta-feira
  • Água

Um sistema de drenagem urbana sustentável que utiliza produtos cerâmicos de baixo valor comercial foi distinguido com o iF Design Award, anunciou o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), que é parceiro no consórcio do projeto.

O projeto intitulado Life CerSuds – Sistema Cerâmico de Drenagem Urbana Sustentável é financiado pela Comissão Europeia através do programa Life.

O objetivo principal é, segundo os seus promotores, “reforçar a adaptabilidade das cidades às alterações climáticas, promovendo simultaneamente a utilização de infraestruturas verdes no planeamento urbano”.

“Tal será efetuado através da implementação de um demonstrador do sistema urbano de drenagem sustentável”, consistindo este “numa superfície permeável cuja pele é constituída por um sistema inovador, de reduzido impacto ambiental, baseado no uso de telhas cerâmicas de baixo valor comercial”, acrescentaram.

O CTCV sublinhou que este prémio é “reconhecido internacionalmente pela organização de design mais antiga do mundo como um selo de excelência em design”.

“O Life CerSuds foi escolhido por um júri composto por 98 grandes especialistas em design, de mais de 20 países”, tendo competido “cerca de dez mil projetos de 52 países”, acrescentou.

Este projeto tem como parceiros o CTCV, o Instituto de Tecnologia Cerâmica, o Centro Cerâmico de Bolonha, a Universidade Politécnica de Valencia, o Ayuntamiento de Benicàssim e as empresas CHM e Trencadis.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.