Serpa investe 319 mil euros no combate às alterações climáticas

A Câmara de Serpa vai investir 318.877 mil euros em medidas de adaptação às alterações climáticas, tais como a criação de uma estrutura de sombreamento e uso de águas subterrâneas para regar um campo de futebol.

Segundo declarações à Lusa, o município acredita que estas medidas vão permitir “contrariar o efeito da ilha de calor” em espaços públicos da cidade e “fazer uma gestão sustentável dos recursos hídricos”.

Está previsto a criação de uma estrutura de sombreamento sazonal e de planos de água e fontes na Praça da República, e de corredores de ventilação e respetiva nebulização nas ruas dos Cavalos, do Calvário, dos Fidalgos e das Portas de Beja na cidade de Serpa.

No decorrer deste projeto está previsto a alteração do abastecimento do sistema de rega do campo de futebol do Parque Desportivo Municipal de Vila Nova de São Bento, que era feito a partir da rede pública e passará agora a ser feito com recurso a águas subterrâneas. Serão ainda realizadas ações de informação e sensibilização sobre a problemática em causa.

Este investimento vem no seguimento de um projeto municipal de adaptação às alterações climáticas, cuja candidatura ao financiamento por fundos comunitários foi aprovada. Segundo a Câmara de Serpa, 75 por cento do investimento elegível para financiamento comunitário vão ser assegurados por verbas do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos, e o restante será financiado pelo município.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.