Alguns resultados da inspecção dos sistemas de rega no âmbito da medida do uso eficiente da água. A experiência do COTR

É sabido que o caminho percorrido pelo sector agrícola em prol de uma maior eficiência no uso da água na rega tem sido um caminho de sucesso, sobretudo nos últimos anos. Entre outros aspectos, isso deveu-se a uma maior preocupação do agricultor no sentido de conseguir ganhos de produtividade e poupança de custos e a algum investimento, quer do lado das explorações agrícolas, quer do lado das empresas que fornecem os sistemas de rega.

Prova deste enorme sucesso é a constatação da evolução dos consumos de água por hectare no setor agrícola, em que tínhamos, na década de 60 do século passado, um consumo médio de cerca de 16 mil m3/ha e hoje temos entre três mil e quatro mil m3/ha.

Feita esta introdução, proponho apresentar o balanço do COTR do que tem sido, ao longo dos últimos sete anos, a aplicação de uma medida agro-ambiental, do PDR2020, a medida do “uso eficiente da água”, vulgarmente designada por medida 7.5.

Importa aqui explicar, de uma forma muito sucinta, os objectivos desta medida, bem como as obrigações principais a que os beneficiários estão sujeitos.

A medida visa promover a adopção de práticas ambientais benéficas e melhorar a gestão da água, bem como a eficiência na sua utilização pelo sector agrícola. (...)

Por Gonçalo Morais Tristão, presidente da Direção do COTR – Centro Operativo e de Tecnologia de Regadio, com Paula Brás, Marta Santos, Marta Fabião, Marta Varela e Luís Boteta

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº137 nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Agricultura – eficiência e contributo ambiental'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.