Recurso à energia eólica aquém do Pacto Ecológico Europeu

A associação internacional WindEurope anunciou que, em 2019, a Europa assegurou 15 por cento do seu consumo de eletricidade por recurso à tecnologia eólica, tendo totalizado a capacidade instalada de 205 gigawatt (GW).

Ao longo do ano passado, foram instalados 15,4 GW de nova potência eólica, entre os quais 11,8 GW em onshore e os restantes 3,6 GW em offshore. Este investimento representa um crescimento de 27 por cento comparativamente ao ano de 2018.

Os países que mais contribuíram para este resultado foram o Reino Unido, com 2,4 GW, a Espanha, com 2,3 GW, a Alemanha, com 2,2 GW, a Suécia, com 1,6 GW e a França, com 1,3 GW.

Portugal instalou apenas 61 megawatt (MW) de nova potência, totalizando atualmente 5,4 GW de capacidade eólica instalada, toda ela em onshore. Foi ainda construída uma primeira plataforma flutuante (offshore) com capacidade para 8,4 MG, mas esta foi apenas ligada à rede no final de dezembro passado. Para este projeto ‘WindFloat’, está previsto a ligação de mais duas plataformas para 2020, perfazendo um total de 25 MW.

Para alcançar as metas estipuladas no Plano Nacional de Energia e Clima 2030, ainda é necessário proceder à instalação e operação de 3,9 GW ao longo dos próximos dez anos, para alcançar o objetivo de 9,3 GW de energia eólica.

A nível europeu, o objetivo é alcançar a capacidade de 323 GW até 2030, mas, atualmente, a capacidade instalada é de 205 GW, restando mais de um terço do valor definido.

A propósito desta temática, a Associação Portuguesa de Energias Renováveis (APREN) e a Wind Energy and Biodiversity Summit (WIBIS) estão a organizar a conferência ‘Redesigning wind energy for the next era’ que “pretende abordar os vetores de desenvolvimento do setor eólico que melhor contribuem para os objetivos e metas nacionais de 2030”, lê-se em comunicado.

Vários especialistas nacionais e internacionais juntar-se-ão para debater os desafios passados e futuros da energia eólica, tanto no que diz respeito ao licenciamento ambiental, como no que toca a indústria e stakeholders do setor. O evento decorrerá nos dias 15 e 16 de abril, na Culturgest, em Lisboa.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.