ProSpec vence prémio EIT na categoria Raw Materials

FOTO CLICKERHAPPY/ PIXABAY
Christina Genet
A startup portuguesa desenvolve soluções de hardware e software personalizadas para desafios de caracterização de materiais na mineração e em fluxos industriais secundários, recorrendo a tecnologias baseadas em imagem espectral.
O Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia distinguiu a startup portuguesa ProSpec, spin-off INESC TEC, nos EIT Innovation Awards 2025, no passado dia 25 de novembro. A empresa venceu o prémio europeu na categoria Raw Materials durante a cerimónia de entrega de prémios em Budapeste. Neste âmbito, recebeu um prémio monetário de 10 mil euros.
O projeto desenvolveu sistemas de automação que combinam sensores espectrais e software próprio de análise. “Estes sistemas permitem fazer a análise de materiais em tempo real, diretamente no local, sem necessidade de enviar amostras para o laboratório”, explica Tomás Lopes, investigador do INESC TEC e CEO da ProSpec.
O trabalho da ProSpec resulta da investigação já desenvolvida na área da fotónica no INESC TEC, com enfoque na espectroscopia e na imagem hiperespectral. Depois de identificar no terreno as limitações e oportunidades existentes no mercado, a empresa desenvolveu uma solução “capaz de responder a problemas reais de caracterização e valorização de materiais em contexto industrial”, sublinha Tomás Lopes.
A ProSpec permite realizar análises in situ em alguns instantes com recurso a espectroscopia multimodal e inteligência artificial, ao contrário da prática atual, nomeadamente na mineração, domínio em que as amostras recolhidas no terreno são geralmente enviadas para laboratórios offsite – um processo que pode demorar vários dias.
Outros artigos que lhe podem interessar