Produção renovável abasteceu 56% do consumo em novembro

A produção renovável abasteceu 56 por cento do consumo nacional de energia elétrica (incluindo saldo exportador) em novembro, tendo a não renovável sido responsável pelos restantes 44 por cento.

De acordo com os dados divulgados pela REN - Redes Energéticas Nacionais, o consumo de gás natural registou um crescimento de 2,3 por cento em novembro, face ao período homólogo, com o segmento convencional a recuar 0,1 por cento e o segmento de produção de energia elétrica a crescer 6,7 por cento.

No final de novembro, o consumo acumulado anual registou uma variação negativa de 1,4 por cento, com uma quebra de cinco por cento no segmento convencional e um crescimento de 5,1 por cento no segmento de produção de energia elétrica.

“O consumo de energia elétrica recuou 5,1 por cento em novembro, ou 3,8 por cento, com correção dos efeitos de temperatura e número de dias úteis, face ao período homólogo. Já no acumulado do ano, a evolução é negativa em 3,5 por cento, ou 3,9 por cento com correção de temperatura e dias úteis”, lê-se no documento divulgado pela REN.

Em novembro, o índice de produtibilidade hidroelétrica ficou perto do regime médio registando 0,96 (média histórica igual a um). Na produção eólica as condições foram menos favoráveis, com o índice respetivo a registar 0,88 (média histórica igual a um).

O saldo de trocas com o estrangeiro, exportador, foi o mais elevado deste ano equivalendo a 17 por cento do consumo nacional.

No período de janeiro a novembro, o índice de produtibilidade hidroelétrica anual situou-se em 0,97 (média histórica igual a um) e o de produtibilidade eólica em 0,92 (média histórica igual a um).

Neste período, a produção renovável abasteceu 57 por cento do consumo, repartida pela hidroelétrica e eólica, ambas com 24 por cento, biomassa com sete por cento e fotovoltaica com cerca de três por cento.

A produção não renovável abasteceu 40 por cento do consumo, fundamentalmente com gás natural, representando o carvão cerca de quatro por cento do consumo. O saldo de trocas com o estrangeiro abasteceu os restantes três por cento do consumo nacional.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.