Primeiro robot com IA num centro de triagem de resíduos em Portugal

A Valorsul, responsável pela gestão de resíduos urbanos na Grande Lisboa e Região Oeste, implementou um robot de triagem com Inteligência Artificial (IA) no seu centro de triagem de resíduos, tornando-se a primeira entidade em Portugal a adotar esta tecnologia, de acordo com comunicado de imprensa.
A solução, desenvolvida em parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Tetra Pak, visa aumentar a eficiência na separação de materiais recicláveis.
O robot utiliza visão computacional e robótica de precisão para identificar e separar automaticamente os materiais no tapete transportador. A tecnologia fornece dados em tempo real sobre a composição dos resíduos, permitindo uma maior pureza na separação e aumentando a recuperação de embalagens de cartão para alimentos e bebidas (ECAL).
A solução é capaz de aprender e adaptar-se às mudanças nos tipos de resíduos a separar, proporcionando maior flexibilidade operacional. A Valorsul prevê que, no futuro, a automatização do processo de triagem reduza o impacto das tarefas manuais repetitivas e pesadas.
A Valorsul, que faz parte do grupo EGF, prevê expandir a utilização de soluções automatizadas baseadas em IA em outras unidades do grupo.
Outros artigos que lhe podem interessar