A Parceria Portuguesa para a Água e a Internacionalização do Setor

  • 28 fevereiro 2025, sexta-feira
  • Água

FOTO MARTIN MARTZ/ UNSPLASH

A Parceria Portuguesa para a Água (PPA) integra cerca de 90 associados, organizados nas suas quatro componentes: empresas, unidades de investigação, associações não governamentais e administração pública, e que no conjunto representam o Cluster Português da Água.

Cerca de 60 % dos associados da PPA são empresas, a maioria das quais pequenas e médias, 8 % são unidades de investigação, 20 % entidades da sociedade civil e 11 % instituições da administração.

A área internacional representa desafios e oportunidades progressivamente mais interessantes e estratégicos para as várias fileiras do setor português da água. Desde estudos, consultoria e projetos, à fiscalização, fornecimento de equipamentos e construção de infraestruturas hidráulicas, ou serviços de assistência técnica e operação dos sistemas, são muitas as possibilidades de envolvimento de instituições e empresas portuguesas em projetos de referência, que permitem criação de valor e consolidação e expansão da engenharia nacional. 

À crise económica e social iniciada com a pandemia associaram-se mais tarde os efeitos acumulados de conflitos com dimensão local, como na Ucrânia ou na Faixa de Gaza, mas que têm forte impacto regional e global, afetando de forma direta e indireta as cadeias de valor relacionadas com a água, energia, alimentação e outros recursos críticos, com reflexos ao nível da perturbação e condicionamento de atividades de internacionalização das nossas empresas e instituições. (...)

Leia o artigo completo na Indústria e Ambiente nº 150, janeiro/ fevereiro 2025

José Saldanha Matos

Membro do Conselho Editorial / Professor no Instituto Superior Técnico

Se quiser colocar alguma questão, envie-me um email para info@industriaeambiente.pt

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.