Pacto Ecológico Europeu vai ser apresentado em Lisboa

A Comissão Europeia vai apresentar o European Green Deal no próximo dia 17 de janeiro, no auditório de Lisboa da Abreu Advogados. Serão ainda debatidos os desafios e oportunidades decorrentes da transição para uma Europa neutra, no que diz respeito ao clima.

Este pacto pretende proporcionar uma transição ecológica sustentável às empresas e cidadãos europeus, sendo apoiado por investimentos nas tecnologias verdes, por soluções sustentáveis e novas empresas.

Segundo a Comissão Europeia, o European Green Deal terá um grande impacto na sociedade, pois afetará a economia, a indústria, a produção, o consumo, as infraestruturas de grande escala, os transportes, a alimentação, a agricultura, a construção, a fiscalidade e os benefícios sociais.

Para a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, o Pacto Ecológico Europeu “mostra como transformar o nosso modo de viver e trabalhar, de produzir e consumir, por forma a termos uma vida mais saudável e a tornar as nossas empresas inovadoras”.

A presidente acredita que todos podem participar na transição e assim beneficiar das oportunidades geradas. “Se tomarmos a dianteira e avançarmos rapidamente, contribuiremos para que a nossa economia seja líder mundial”, acrescentou em comunicado.

Tornar a UE a primeira união climaticamente neutra é, para José Eduardo Martins, sócio da Abreu Advogados, um objetivo ambicioso. Segundo Martins, as empresas e outras organizações poderão “conhecer, com rigor e com a devida antecedência, as oportunidades que este [pacto] trará e preparar-se para as mudanças e ajustamentos que este promoverá”.

No decorrer da conferência irão discursar Humberto Rosa, diretor para o Capital Natural na Direção Geral Ambiente da Comissão Europeia e antigo secretário de Estado do Ambiente, Sofia Colares Alves, representante da Comissão Europeia em Portugal, e ainda Nuno Lacasta, presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, entre outros.

A conferência tem entrada gratuita mas está sujeita a inscrição prévia e ao limite de lugares disponíveis.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.