Avaliando os múltiplos impactos e benefícios das soluções baseadas na natureza (SBN) para facilitar a cocriação das SBN no contexto urbano

FOTOGRAFIA: BIOVALES E ÁRVORES EM EINDHOVEN (NL)
As alterações globais, nomeadamente o crescimento populacional, o desenvolvimento económico e as alterações climáticas, apresentam desafios urgentes para as cidades no século XXI (Reid et al., 2010). As cidades enfrentam desafios como o aquecimento urbano e poluição do ar, inundações e poluição da água, perda de biodiversidade e degradação dos ecossistemas, expansão urbana, gentrificação e desvalorização imobiliária (UN, 2017).
Estes desafios têm impacto nas atividades económicas, na saúde humana, no bem-estar social e, por isso, a adaptação às alterações globais é crucial para as cidades do futuro.
Há evidências emergentes de que as soluções baseadas na natureza (SBN), concebidas para trazer mais natureza e características e processos naturais para as cidades, podem constituir uma resposta eficaz a estes desafios (EC, 2018). As SBN proporcionam múltiplas funções, serviços e valores dos ecossistemas que contribuem para a saúde humana, o bem-estar social, a inclusão social e o crescimento sustentável (Niemelä et al., 2010).
Estes múltiplos benefícios das SBN podem, então, proporcionar soluções viáveis para a adaptação urbana às alterações globais. No entanto, é necessário criar uma base de evidências sólida e abrangente sobre os múltiplos impactos diretos e indiretos, bem como os benefícios e cobenefícios das SBN.
Neste contexto, surgiu o projeto UNaLAB (https://unalab.eu/en), financiado pela Comissão Europeia – Horizonte 2020, liderado pelo Centro de Investigação Técnica da Finlândia (VTT) e que envolveu 28 parceiros, entre os quais a Universidade de Aveiro. Investigadores e docentes do Departamento de Ambiente e Ordenamento e do Departamento de Ciências Sociais, Políticas e do Território coordenaram as atividades relacionadas com a monitorização e avaliação do desempenho e dos potenciais impactos das SBN nas cidades piloto (Tampere, FI; Eindhoven, NL; Genova, IT) bem como com o desenvolvimento de uma Ferramenta de Apoio à Decisão Sistémica (FADS) para sustentar e apoiar a cocriação de SBN. (...)
Autores: Peter Roebeling1, Susana Freiria2, Carlotta Quagliolo1
1Departamento de Ambiente e Ordenamento, Centro de Estudos do Ambiente e do Mar (CESAM), Universidade de Aveiro
1Departamento de Ambiente e Ordenamento, Universidade de Aveiro
Outros artigos que lhe podem interessar