Mais de metade das albufeiras acima dos 80% da capacidade

  • 02 junho 2021, quarta-feira
  • Água

Mais de metade das 59 albufeiras monitorizadas tinham, no final de maio, disponibilidades superiores a 80 por cento do volume total, enquanto quatro apresentavam valores inferiores a 40 por cento.

De acordo com os dados divulgados pelo Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH), das 59 albufeiras monitorizadas, 34 apresentavam no final de maio disponibilidades hídricas superiores a 80 por cento do volume total.

No último dia do mês de maio e comparativamente ao último dia do mês anterior verificou-se um aumento do volume armazenado em cinco bacias hidrográficas e uma descida em sete.

A bacia Ribeiras do Barlavento era a que apresentava no final de maio a menor disponibilidade de água, com 31,7 por cento, seguida de Mira, com 49,3 por cento.

Segundo dados do SNIRH, as bacias do Mondego (89,3 por cento), Tejo (87,7 por cento), Guadiana (86,6 por cento), Douro (83,7 por cento), Cávado e Ave (81,3 por cento), Oeste (79,5 por cento), Arade (72,8 por cento), Lima (70 por cento) e Sado (68 por cento) tinham os níveis mais altos de armazenamento no final de maio.

Os armazenamentos de maio de 2021 por bacia hidrográfica apresentam-se superiores às médias de armazenamento de maio (1990/91 a 2019/20), exceto para as bacias do Lima, Mondego, Mira e Ribeiras do Algarve.

A cada bacia hidrográfica pode corresponder mais do que uma albufeira.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.