Mais de 80% dos glaciares do mundo pode desaparecer até ao final do século

Mais de 80 por cento dos glaciares do mundo pode desaparecer até ao fim do século, devido ao aquecimento global, indica um estudo agora divulgado, segundo o qual mesmo limitando o aquecimento metade dos glaciares irão desaparecer.

O estudo da Faculdade de Engenharia da Universidade de “Carnegie Mellon”, Estados Unidos, mostrou que num cenário futuro com investimento contínuo em combustíveis fósseis mais de 40 por cento da massa glaciar desaparece dentro de um século, com a grande maioria dos glaciares a acabar também.

A equipa de investigação, liderada pelo professor de Engenharia Civil e Ambiental David Rounce, calculou que mesmo num cenário de baixas emissões de gases com efeito de estufa, limitando o aumento da temperatura média mundial a 1,5 graus celsius em relação aos níveis pré-industriais, mais de 25 por cento da massa glaciar desaparecerá e quase metade dos glaciares desaparece também.

Segundo os modelos estabelecidos, o mundo pode perder até 41 por cento da massa total de glaciares ou apenas 26 por cento, consoante os esforços que os países façam de limitar as emissões de gases com efeito de estufa.

Os investigadores notaram que a maioria dos glaciares que desaparecem são pequenos mas acrescentaram que a sua perda pode ter um impacto negativo na hidrologia local, no turismo e nos valores culturais e dizem esperar que o estudo estimule os decisores políticos a tomar decisões no sentido de impedir um maior aumento da temperatura média do planeta.

As projeções indicam que regiões glaciares mais pequenas, como a Europa Central, o Canadá Ocidental e os Estados Unidos serão afetadas de forma diferente com temperaturas superiores a 2 graus celsius, e mostram que com um aumento de 3 graus celsius os glaciares nestas regiões desaparecem completamente.

David Rounce explicou que os glaciares levam muito tempo a responder às alterações climáticas e avisou que uma redução imediata das emissões de gases com efeito de estufa, mesmo que fosse uma paragem total de emissões, não vai remover os gases já emitidos e só vai refletir-se na perda de massa dos glaciares num período que vai de 30 a cem anos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.