Madeira produzirá 50% de energia renovável até ao final do ano

O secretário regional da Economia anunciou que a participação dos recursos energéticos renováveis na produção de eletricidade na Madeira atingirá os 50 por cento até ao final do ano, reduzindo, assim, a sua dependência dos combustíveis fósseis.

Rui Barreto fez esta revelação na Assembleia Legislativa, no Funchal, na discussão do decreto que adapta à Madeira o regime jurídico aplicável ao autoconsumo de energia e define o regime jurídico para a instalação de unidades de produção para autoconsumo na região.

“É possível chegar aos 50 por cento até ao final do ano”, disse, acrescentando que o Governo Regional está a fazer “uma verdadeira democratização na produção de energia”, possibilitando a produção e venda para a rede dos excedentes de energia.

“Esperamos atingir uma redução de 92 mil toneladas de fuelóleo no próximo ano”, salientou o secretário regional da Economia, lembrando que o Governo Regional está também a preparar a Lei de Bases da Organização e Funcionamento do Sistema Elétrico da Região.

A meta dos 50 por cento de energia renovável até ao final do ano foi, contudo, contestada pela deputada do PS Silvia Silva e pelo deputado do JPP Rafael Nunes, que lembraram que, em 2019, e segundo dados da Empresa de Eletricidade da Madeira, apenas 24,2 por cento da energia obtida foi gerada por fontes renováveis, sendo a restante de combustíveis fósseis.

A construção da barragem no Paul da Serra para aproveitamento hidroelétrico, que assenta em duas fontes de energia renováveis – hídrica e eólica – e que se encontra em fase final de enchimento, irá contribuir para alcançar a meta de produção de 59 por cento de energia renovável.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.