Livro sobre impacto da emergência ambiental na arquitetura

O livro Climax Change!, da autoria do arquiteto Pedro Gadanho, oferece uma visão geral de como a atual emergência ambiental irá ter impacto na prática da arquitetura.

Numa encruzilhada em que o setor da construção e o ambiente construído produzem quase 40 por cento dos gases com efeito de estufa responsáveis pelo aquecimento global, os arquitetos começam agora a reconhecer a sua cumplicidade num desastre iminente, lê-se no resumo da obra.

“Precisando de uma mudança de paradigma semelhante à do Movimento Moderno, a arquitetura necessita desesperadamente de orientações e objetivos claros de modo a operar a sua inevitável transformação em direção a uma lógica de design ecologicamente correta”, refere.

Desde análises históricas do ecocídio ou das vanguardas ambientais, a temas como a descarbonização, o decrescimento, a Grande Transição e as aspirações dos Green New Deals, este livro de 256 páginas apresenta dez ensaios em torno dos atuais debates sobre as alterações climáticas, trazendo-os de volta ao pensamento arquitetónico.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.