Lançado projeto de 100 mil ME por ano na área do hidrogénio verde

A EIT InnoEnergy – instituição que financia projetos de inovação no setor energético europeu – lançou hoje o European Green Hydrogen Acceleration Center (EGHAC), que visa apoiar a economia com cem mil milhões de euros por ano na área do hidrogénio verde até 2050.

Segundo a EIT InnoEnergy, a iniciativa tem “o potencial para a criação de meio milhão de postos de trabalho diretos e indiretos”.

“Com o apoio da Breakthrough Energy, o European Green Hydrogen Acceleration Center (Centro de Aceleração Europeu para o Hidrogénio Verde) irá estimular o desenvolvimento de um setor que é fulcral para atingir os objetivos europeus de neutralidade carbónica até 2050 e onde Portugal é parte interessada com 37 projetos a submeter à EU [União Europeia]”, lê-se em comunicado.

De acordo com a entidade, esta iniciativa será um “fator determinante” no ecossistema de hidrogénio verde da Europa e trabalhará em colaboração com os esforços existentes neste espaço para alcançar a visão da Europa, sendo apoiada pela Breakthrough Energy, fundada por Bill Gates conjuntamente com um grupo de investidores privados mundiais da área da tecnologia e negócios, para acelerar a transição energética e mitigar as alterações climáticas no percurso para emissões zero até 2050.

“Como fonte de energia de baixas emissões, o hidrogénio verde está bem posicionado para se tornar uma peça central da economia ligada à neutralidade carbónica da União Europeia, assegurando autonomia estratégica através da diminuição da dependência atual de importação de combustíveis fósseis de mais de 320 mil milhões de euros anuais”, acrescentou a EIT InnoEnergy.

Entre as prioridades destacadas pela instituição está a “necessidade de diminuir a lacuna de preço entre as tecnologias emissoras de carbono e o hidrogénio verde, o que levanta enormes desafios às indústrias com uso intensivo de energia (aço, cimento, químicas, papel), transporte pesado (marítimo e camiões pesados) e fertilizantes”.

Assim, a EGHAC pretende desenvolver diversas atividades, como a promoção e cocriação de projetos industriais em toda a cadeia de valor, a construção de conexões com outras cadeias de valor industrial e da energia, a aceleração do desenvolvimento de tecnologia, o estímulo de crescimento do mercado e a aceitação da sociedade.

“A comercialização de hidrogénio verde é absolutamente vital para que a Europa atinja os seus objetivos ambiciosos de se tornar o primeiro continente com emissões neutras até 2050”, defendeu o membro do conselho de administração da EIT InnoEnergy, Jacob Ruiter.

“Simplesmente, não há melhor maneira de descarbonizar a indústria pesada e o transporte pesado, e pode ainda desempenhar um papel significativo no apoio à flexibilidade da rede através do armazenamento”, concluiu.

Segundo a EIT InnoEnergy, na sequência do lançamento da Estratégia Nacional para o Hidrogénio, foram apresentados 74 projetos na área do hidrogénio, no decurso da consulta pública, com investimentos propostos a atingirem 16 mil milhões de euros.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.