Izidoro reduz em 70% o uso de plástico nas novas embalagens

No sentido de contribuir para um futuro mais sustentável, a Izidoro, marca de charcutaria portuguesa, tem vindo a implementar um alargado conjunto de medidas para reduzir a sua pegada ecológica e promover a reciclagem, prevendo diminuir em 60 toneladas o uso de plástico no seu negócio por ano.

Uma das medidas já em implementação consiste na alteração das tradicionais embalagens de plástico por alternativas com incorporação de cartão.

De acordo com a empresa, estas novas embalagens ‘Eco skin’ diminuem em 70 por cento o uso de plástico e são cem por cento recicláveis, com papelão e plástico separáveis. As ‘Eco skin’ foram especialmente desenvolvidas para os produtos frescos (gama Veggie Lovers da marca Izidoro) e produtos transformados (gama Tapas da marca Damatta).

“O novo packaging reduz o desperdício alimentar, pois o embalamento a vácuo estabelece uma validade mais alargada dos produtos”, explicou a Izidoro em comunicado.

Em paralelo, as tradicionais latas Izidoro cem por cento recicláveis, tal como os frascos, passam a ser produzidas com 58 por cento de matéria-prima reciclada, materializando a aposta da marca na economia circular, tendo como propósito incentivar e sensibilizar os consumidores a reciclarem.

“No segmento Fiambres, a Izidoro tem apostado em embalagens com o sistema de ‘Abre e Fecha’, que garante uma segunda vida à embalagem e contribui para a redução do desperdício. A gramagem do plástico foi também cortada em 15 por cento”, lê-se no mesmo comunicado.

Com a implementação deste conjunto de ações, a Izidoro prevê uma redução de 60 toneladas de plástico por ano.

“Estamos permanentemente atentos às alterações dos hábitos de consumo e à importância de inovar para alimentar o presente e o futuro. Neste contexto, faz parte da nossa estratégia de sustentabilidade ambiental apostar em embalagens com menor pegada ecológica, e estamos a diminuir a incorporação de plástico nas nossas embalagens”, afirmou o diretor de marketing da Izidoro, Marco Andrade.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.