Intensificação ecológica na agricultura! O caminho para a sustentabilidade?

Em pleno século XXI, com o conhecimento técnico e científico que hoje temos, na minha opinião o sector agrícola tem obrigatoriamente de evoluir para modelos de produção mais sustentáveis, sem nunca perder o foco na produção, mas assente na premissa de “produzir mais com menos”.

Temos uma população mundial em crescimento, que tem de comer três vezes ao dia, e por outro lado temos um planeta com inúmeros problemas ambientais, provocados, na sua maioria, pelo Homem, mas outros que derivam da sua própria evolução.

Assim, na exploração do Monte de Santo Isidro, situada na Zona de Proteção Especial do Estuário do Tejo, e que se dedica à produção agrícola (cereais, oleaginosas e Proteaginosas), ao montado de sobro e à exploração pecuária, tentamos que o nosso sistema produtivo se apoie em três pilares fundamentais: a eficiência na utilização dos recursos (água, energia fertilizantes…), utilizando para isso as mais modernas técnicas de agricultura de precisão; a eficiência ambiental, que significa produzir com o menor impacto ambiental possível, e tirar o máximo partido dos serviços dos ecossistemas; e a eficiência económica, uma vez que o objetivo é, naturalmente, o aumento da rentabilidade económica.

Implementação do novo modelo agrícola

Em 2020, com o apoio do fundo ambiental, iniciámos a concretização do projeto Segunda Via – Intensificação Ecológica da Agricultura, que tem como objetivo final o desenvolvimento de um modelo de gestão agrícola moderna que compatibilize a rentabilidade da produção agrícola com as práticas de conservação e restauração de habitats ecológicos. A via da intensificação ecológica é, para nós, mais um ponto de partida do que um ponto de chegada. É uma oportunidade para conhecer os serviços dos ecossistemas existentes e desenvolver importantes infraestruturas ecológicas, e “arrancar” com este conceito, sempre a par com a rentabilidade e sustentabilidade do desempenho económico da exploração. (...)

Por José Pereira Palha, presidente da Associação Nacional de Produtores de Cereais (ANPOC)

Artigo completo na Indústria e Ambiente nº137 nov/dez 2022, dedicada ao tema 'Agricultura – eficiência e contributo ambiental'

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.