Inquérito da PPA revela crescimento e expansão no setor da água
- 27 fevereiro 2025, quinta-feira
- Água

A PPA (Parceria Portuguesa para a Água) deu continuidade ao inquérito anual a todos os seus membros, com o objetivo de analisar o balanço das atividades internacionais desenvolvidas ao longo do ano anterior. O inquérito de 2025, relativo a 2024, recolheu respostas de 54 empresas e centros de investigação.
A amostra do inquérito de 2024 é predominantemente composta por pequenas e médias empresas, que, no total, representam um volume de negócios de cerca de 900 milhões de euros e empregam aproximadamente 7,9 mil colaboradores. As atividades internacionais têm um peso significativo para mais de metade das entidades participantes no inquérito.
O ano de 2024 apresentou um claro perfil de crescimento moderado no volume de negócios, tanto em termos globais, como nas atividades internacionais. Depois de uma forte retração em 2020, devido à pandemia, 2024 confirmou a continuidade da recuperação e do crescimento iniciado em 2021.
A análise revela que cerca de 45 % das empresas conseguiram iniciar atividades em novos mercados geográficos durante 2024. Além disso, mais de metade das entidades manteve uma intensa participação em concursos internacionais, com um foco crescente no continente africano, particularmente em mercados adjacentes aos PALOP.
O perfil das novas parcerias estabelecidas também reflete a diversidade de estratégias de internacionalização das empresas portuguesas. Em 2024, observou-se um maior enfoque em parceiros internacionais e locais em mercados geográficos-alvo específicos.
Outro dado relevante é que 17 % das entidades participaram em consórcios internacionais em projetos de I&D+i relacionados com o setor da água, frequentemente financiados pela União Europeia.
A análise cumulativa dos dados evidencia o papel crucial que os mercados internacionais desempenham no crescimento do cluster português da água ao longo da última década, refletindo uma tendência sólida de internacionalização e expansão do setor.
Em termos de geografias prioritárias, foi elaborada uma "nuvem de palavras" com base na frequência das respostas, destacando os mercados mais relevantes para as atividades internacionais das empresas do setor, na qual Espanha se destaca.
Outros artigos que lhe podem interessar