Comissão Europeia vai investir 2,7 mil milhões de euros em conselho de inovação

A Comissão Europeia anunciou o modo como vai investir 30 mil milhões de euros do programa de financiamento da investigação e inovação Horizonte 2020 durante o período entre 2018 e 2020. Do pacote fazem parte 2,7 mil milhões para o arranque de um Conselho Europeu e de Inovação.

Nos próximos anos, a Comissão pretende um direcionamento mais cirúrgico para o financiamento, centrando-se num menor número de temas e, por isso, procurando um impacto maior. Trata-se, no entanto, de temas mais sensíveis, como a migração, a segurança, as alterações climáticas, a energia limpa e a economia digital. O Horizonte 2020 será também mais orientado para novos mercados decorrentes de inovações de ponta.

O programa de trabalho para 2018-2020 irá concentrar esforços num menor número de temas com maiores orçamentos, a saber:

  • Uma economia com baixas emissões de carbono, resiliente às alterações climáticas futuras: 3,3 mil milhões de EUR
  • Economia circular: mil milhões de euros
  • Digitalizar e transformar a indústria e os serviços europeus: 1,7 mil milhões de euros
  • União da Segurança: mil milhões de euros
  • Migração: 200 milhões de euros

Serão ainda canalizados 2,2 milhões de euros para projetos de energia limpa em quatro domínios inter-relacionados: energias renováveis, eficiência energética dos edifícios, mobilidade elétrica e soluções de armazenamento, incluindo 200 milhões de euros para apoiar o desenvolvimento e a produção na Europa da próxima geração de baterias elétricas.

O reforço da cooperação internacional será outra aposta, plasmado num investimento de mais de mil milhões de euros distribuídas por 30 iniciativas, como um trabalho com o Canadá sobre medicina personalizada, com os EUA, o Japão, Coreia do Sul, Singapura e a Austrália em matéria de automatização do transporte rodoviário, com a Índia sobre os desafios relacionados com a água e com os países africanos sobre segurança alimentar e energias renováveis.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.