Agência Europeia do Ambiente lança Índice da Qualidade do Ar

  • 16 novembro 2017, quinta-feira
  • Ar

A Agência Europeia do Ambiente e a Comissão Europeia lançaram hoje um novo Índice da Qualidade do Ar, que permite aos utilizadores verificar a qualidade do ar nas cidades e regiões europeias. O índice é ainda acompanhado por documentação relativa à qualidade do ar nos países membros da Agência.

Os indicadores apresentados baseiam-se em medições feitas em mais de duas mil estações de monitorização da qualidade do ar na Europa.

O índice é um mapa interativo que mostra a situação local ao nível da estação, com base em cinco poluentes-chave: partículas finas, ozono, dióxido de nitrogénio e dióxido sulfúrico. O índice mostra uma avaliação global para cada estação de monitorização. Um ponto vermelho no mapa assinala a pior avaliação para cada um dos cinco poluentes.

O último relatório sobre qualidade do ar na Europa mostra que os cidadãos residentes em cidades europeias estão expostos a níveis de poluição considerados perigosos pela Organização Mundial de Saúde. As partículas finas foram responsáveis pela morte prematura de cerca de 400 mil europeus em 2014. Ainda de acordo com o relatório, a poluição do ar tem impactos económicos significativos, aumentando as despesas de saúde e reduzindo a produtividade dos trabalhadores, além dos danos que inflige nos solos, nas culturas agrícolas, nas florestas e nos cursos de água. Os transportes rodoviários, a agricultura, as centrais de eletricidade, a indústria e os domicílios são os maiores emissores de poluentes na Europa.

Mais informação em https://www.eea.europa.eu/highlights/european-air-quality-index-current

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.