Havai quer ser 100% dependente de energias de fontes renováveis

O arquipélago norte americano quer se tornar no primeiro estado do país a recorrer apenas a energias de fontes renováveis até 2045. A maior empresa fornecedora de eletricidade do estado já tem planos para as três maiores ilhas.

Foram selecionados 16 projetos de geração e armazenamento de energia solar a ser instalados em três ilhas do arquipélago – Oahu, Maui e Ilha do Havaí – que podem produzir 460 megawatts de energia solar e armazenar quase 3 gigawatt/hora, o que aumentaria em mais de 50 por cento o total de megawatts solares no sistema elétrico havaiano. O primeiro projeto deverá entrar em operação em 2022.

Segundo a Hawaiian Electric, o armazenamento de energia de painéis solares permite a captação de eletricidade para uso à noite ou noutros momentos, quando o sol não brilha, sendo essencial para substituir a energia de combustíveis fósseis, que é capaz de gerar eletricidade a qualquer hora.

Atualmente, mais de 70 mil pessoas são sustentadas o ano inteiro por energia que provém de painéis solares na ilha de Kauai.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.