Havai quer ser 100% dependente de energias de fontes renováveis
O arquipélago norte americano quer se tornar no primeiro estado do país a recorrer apenas a energias de fontes renováveis até 2045. A maior empresa fornecedora de eletricidade do estado já tem planos para as três maiores ilhas.
Foram selecionados 16 projetos de geração e armazenamento de energia solar a ser instalados em três ilhas do arquipélago – Oahu, Maui e Ilha do Havaí – que podem produzir 460 megawatts de energia solar e armazenar quase 3 gigawatt/hora, o que aumentaria em mais de 50 por cento o total de megawatts solares no sistema elétrico havaiano. O primeiro projeto deverá entrar em operação em 2022.
Segundo a Hawaiian Electric, o armazenamento de energia de painéis solares permite a captação de eletricidade para uso à noite ou noutros momentos, quando o sol não brilha, sendo essencial para substituir a energia de combustíveis fósseis, que é capaz de gerar eletricidade a qualquer hora.
Atualmente, mais de 70 mil pessoas são sustentadas o ano inteiro por energia que provém de painéis solares na ilha de Kauai.
Outros artigos que lhe podem interessar