Formação sobre Proteção e Segurança Radiológica para o setor industrial

A AJL, empresa do Grupo IEP, está a promover a Formação em Proteção e Segurança Radiológica – Nível III, direcionadas ao setor industrial (Opção C - Utilização de fontes seladas e de aparelhos geradores de radiação X), que decorrerá em formato online, via plataforma ZOOM.

A Proteção Radiológica compreende um conjunto de normas com o objetivo de garantir a segurança dos profissionais envolvidos nos trabalhos da área.

A AJL obteve o reconhecimento para esta formação por parte da Agência Portuguesa do Ambiente, que é a autoridade competente do órgão regulador para a proteção radiológica, segurança nuclear e gestão segura de resíduos radioativos.

A empresa vocacionou a sua atividade para a prestação de serviços de apoio à produção industrial e, nesse enquadramento, adaptou todos os conteúdos programáticos desta formação, conducente à obtenção do nível 3 de qualificação profissional e de acordo com as necessidades profissionais de Proteção e Segurança Radiológica na indústria.

Esta formação proporciona aos trabalhadores do setor industrial, expostos a radiações ionizantes, bem como aos restantes trabalhadores e demais pessoal auxiliar com acesso à instalação onde se realiza a prática, a formação prevista pelo Decreto-Lei nº 108/2018, de 3 de dezembro.

A conclusão deste curso com aproveitamento permite a obtenção do Certificado de Qualificação Profissional de Proteção Radiológica – Nível 3: técnico operador, previsto no Decreto-Lei nº 227/2008, de 25 de novembro.

A Formação em Proteção e Segurança Radiológica Nível III tem como principais objetivos melhorar o desempenho ao nível da otimização da proteção no âmbito da utilização de aparelhos geradores de radiação X e equipamentos portadores de fontes radioativas seladas para efeitos de radiografia industrial, controlo de processo, controlo de qualidade, entre outros, bem como ao nível da conduta a adotar em caso de incidente, acidente ou emergência.

“Esta formação diferencia-se pelos conteúdos programáticos direcionados para a indústria e atualizados segundo as novas diretrizes legislativas”, refere a AJL em comunicado.

A próxima edição realiza-se nos dias 23, 26 e 28 de setembro de 2022, das 9 horas às 13 horas e das 14 horas às 16 horas.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.