Famalicão implementa projeto de recolha de resíduos orgânicos

O município de Vila Nova de Famalicão vai implementar um projeto-piloto de recolha de resíduos orgânicos, que numa primeira fase abrangerá 1 250 residências da zona central da cidade.

Em comunicado, o município referiu que o projeto arranca no dia 24 de abril e que a recolha dos biorresíduos decorrerá às segundas e quintas-feiras.

Até lá, está a decorrer uma campanha de sensibilização porta a porta, com a explicação do projeto e da sua importância, e a oferta do contentor para a deposição dos biorresíduos.

Trata-se da campanha “Vamos tratar do resto”, que visa capacitar e incentivar a comunidade para a separação dos biorresíduos, que deixam de ser depositados em aterro sanitário e passam a ser valorizados e transformados num composto orgânico que pode ser utilizado para enriquecer solos e culturas.

O município pretende aumentar a área de abrangência do projeto, alargando-o a todo o concelho, depois desta fase de teste e de monitorização que decorrerá até setembro.

Para além da recolha, a câmara quer também impulsionar a compostagem doméstica e a compostagem comunitária, que permitam a reciclagem na origem de biorresíduos gerados pela comunidade.

É nesse sentido que vão decorrer as oficinas “Educar para separar e aprender a compostar”, em várias escolas e juntas de freguesia do concelho, com a oferta de compostores aos participantes.

Será ainda dinamizada uma oficina de vermicompostagem que irá ocorrer no dia 20 de maio, nos Serviços Educativos do Parque da Devesa.

Em 2020, o município de Famalicão iniciou a recolha seletiva de biorresíduos nas cozinhas e cantinas da restauração, em cerca de 50 estabelecimentos.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.