Emissões de CO2 dos automóveis novos diminuíram “fortemente” em 2020

Os dados provisórios de vigilância, publicados pela Agência Europeia do Ambiente, mostram que as emissões médias de CO2 dos automóveis novos matriculados na União Europeia (UE), na Islândia, na Noruega e no Reino Unido, em 2020, diminuíram 12 por cento em comparação com 2019.

“Esta é, de longe, a maior diminuição anual das emissões desde que as normas de CO2 começaram a ser aplicadas em 2010”, lê-se em comunicado divulgado pela Comissão Europeia, acrescentando que esta “coincide com a introdução gradual de normas mais rigorosas em matéria de emissões de CO2 dos automóveis a partir de 1 de janeiro de 2020”.

Para o período de 2020-2024, o regulamento fixa os objetivos de emissões de CO2 para a frota da UE em 95 gCO2/km para os automóveis de passageiros matriculados pela primeira vez e em 147 g de CO2/km para os veículos comerciais ligeiros matriculados pela primeira vez.

Os dados finais, a publicar no final de outubro de 2021, irão constituir a base para a Comissão Europeia determinar a conformidade dos fabricantes com os seus objetivos de emissões específicas e se são devidas coimas por emissões excedentárias.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.