Ecocentros móveis recolheram 46,3 ton em 2021 na AM Porto

Os ecocentros móveis da Lipor recolheram no ano passado 46,3 toneladas de resíduos domésticos perigosos, como pilhas e baterias, e vão continuar a circular este ano em oito municípios da Área Metropolitana do Porto.

De acordo com a empresa intermunicipal de gestão e valorização de resíduos urbanos do Grande Porto, esta “solução inovadora para facilitar a entrega de resíduos e materiais cujo destino não é o ecoponto” conseguiu encaminhar para reciclagem 46,3 toneladas de resíduos.

Estas unidades destinam-se à recolha de CDs e DVDs, pequenos equipamentos elétricos e eletrónicos, embalagens e latas com restos de verniz, tinta, solventes ou produtos de limpeza, lâmpadas LED e fluorescentes, papel não embalagem (jornais, revistas, livros e folhas), pilhas e baterias, tinteiros e 'toners' e rolhas de cortiça.

“Em 2022, os ecocentros móveis continuam a viagem” pelos oito municípios associados da Lipor, adiantou a empresa, acrescentando que “os cidadãos podem informar-se sobre quando e onde estará o ecocentro móvel mais perto de si no 'site' da Lipor e dos respetivos municípios”.

A Lipor deixou um repto aos habitantes destes concelhos para que continuem “a contribuir para este projeto, cujo objetivo é tornar a prática de reciclagem cada vez mais acessível” e contribuir para uma economia circular.

Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde são os oito concelhos servidos pela Lipor. Esta empresa intermunicipal de gestão e valorização de resíduos urbanos trata anualmente cerca de 500 mil toneladas de resíduos produzidos por um milhão de habitantes.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.