Dia Mundial do Saneamento 2022: tornar o invisível visível

  • 19 novembro 2022, sábado
  • Água

Atualmente, existem cerca de 3,6 bilhões de pessoas que ainda vivem com saneamento de má qualidade, o que não só prejudica a saúde humana como polui o meio ambiente. Todos os dias, mais de 800 crianças morrem de diarreia ligada à falta de água, saneamento e higiene precária.

Os sistemas de saneamento inadequados espalham dejetos humanos em rios, lagos e solos, contaminando os recursos hídricos. No entanto, esse problema parece ser invisível, pois acontece no subsolo e nas comunidades mais pobres e marginalizadas.

“As águas subterrâneas são de longe a fonte mais abundante de água doce globalmente, apoiando os sistemas de água potável e saneamento, a produção de alimentos, os processos industriais e o funcionamento saudável dos ecossistemas. Em muitas áreas, os aquíferos estão próximos à superfície, tornando-os particularmente vulneráveis ??à poluição causada pelo homem do solo e das águas superficiais”, refere a United Nations Water (Água das Nações Unidas) na página da Internet dedicada ao Dia Mundial do Saneamento.

Uma gestão segura do saneamento pode proteger as águas subterrâneas da poluição dos dejetos humanos.

O Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6.2 pretende garantir casas de banho seguras para todos até 2030. De acordo com a United Nations Water, o mundo precisa de trabalhar quatro vezes mais rápido para atingir essa meta.

“O papel vital da água subterrânea nos sistemas de água e saneamento deve ser refletido na elaboração de políticas. Devemos proteger as águas subterrâneas da poluição e usá-las de forma sustentável, equilibrando as necessidades das pessoas e do planeta”, lê-se na mesma página.

Desde 2013 que as Organização das Nações Unidas celebram anualmente, a 19 de novembro, o Dia Mundial do Saneamento, com o objetivo de chamar a atenção para esta problemática e assim alcançar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6: água e saneamento para todos até 2030.

Newsletter Indústria e Ambiente

Receba quinzenalmente, de forma gratuita, todas as novidades e eventos sobre Engenharia e Gestão do Ambiente.


Ao subscrever a newsletter noticiosa, está também a aceitar receber um máximo de 6 newsletters publicitárias por ano. Esta é a forma de financiarmos este serviço.